ERP MEGA - Bem-vindo ao Cotei (para fornecedores)
Para te ajudar a utilizar essa ferramenta, trouxemos nesse artigo tudo o que você precisa saber para oferecer seus melhores produtos aos seus compradores que são cliente da Mega Sistemas.
Nesse artigo você vai aprender a:
3. Como reabrir uma cotação enviada
4. Como não participar de uma cotação
5. Como utilizar a tela principal Minhas cotações
_________________________________________________________________
1. Como preencher uma cotação:
Sempre que um dos nossos clientes iniciar um processo de cotação, você receberá um e-mail com o link de acesso ao Cotei para o preenchimento da cotação.
Dica! Mantenha sempre o seu e-mail atualizado junto ao seu cliente.
Você pode acessar a ferramenta pelo link informado no e-mail ou acessar diretamente o endereço eletrônico da ferramenta. Aproveite para salvar em seus Favoritos: https://cotei.mega.com.br/
Na tela da cotação, preencha os seguintes campos:
- Será fornecido?: por padrão, essa opção sempre virá marcada e significa que você pode fornecer o material requisitado. Caso você não possua esse material em estoque ou se não comercializa mais, basta desmarcar essa opção e o comprador entenderá que esse item não será vendido;
- Item: apresenta o nome do item que o seu cliente solicitou;
- Solicitado: indica a quantidade e a unidade de medida que deverá ser cotada;
- Valor unitário: informe o preço unitário desse item;
- Desconto (opcional): se desejar, adicione um percentual de desconto em um determinado item;
- Marca (opcional): informe a marca do item que está sendo cotado;
- Subtotal: valor de subtotal do item (quantidade x valor unitário);
- Observações (opcional): campo de texto onde você pode inserir mais informações destinadas ao comprador.
-
Expandir detalhes: clique na seta para exibir mais detalhes do produto:
- Endereço: endereço de entrega;
- Especificação: clique para visualizar as especificações técnicas do item;
- Solicitado: quantidade original solicitada;
- Data da necessidade: para quando o material é necessário.
Após o preenchimento da cotação, clique em Próximo para avançar para a tela de resumo da cotação.
Revise todas as informações e insira as Informações adicionais para finalizar a cotação:
- Entrega em (dias): prazo de entrega dos itens solicitados;
- Tipo de preço: escolha uma das opções, CIF ou FOB;
- Valor do frete (opcional): se houver, insira o valor do frete que será somado ao valor total;
-
Condição de pagamento: selecione a condição de pagamento para essa cotação;
Observação: as opções são pré-definidas pelo comprador, então se você precisar de uma condição diferente das opções apresentadas, entre em contato com o seu cliente. - Desconto (opcional): se desejar, adicione um percentual de desconto que será aplicado ao valor total da cotação.
Clique no botão Enviar para finalizar a cotação e envia-la ao seu cliente.
_________________________________________________________________
2. Como salvar um rascunho:
Caso você tenha começado a preencher uma cotação e queira terminar de preenche-la em outro momento, antes de sair da página, não se esqueça de clicar no botão Terminar depois. Desta forma, as informações que você preencheu serão salvas e você poderá continuar o preenchimento quando acessar a cotação novamente.
Importante! Se você começou a preencher uma cotação e, ao interromper o preenchimento e sair da tela não clicou em Terminar depois, tudo o que já preencheu será perdido.
_________________________________________________________________
3. Como reabrir uma cotação enviada:
Caso você precise alterar alguma informação em uma cotação que você já respondeu, você poderá reabrir a cotação, realizar as alterações necessárias e reenvia-la para o comprador.
Acesse a tela Minhas cotações, selecione a cotação desejada e clique em Reabrir.
Observação: se a cotação tiver sido encerrada pelo comprador e possuir um pedido de compra ou se já tiver passado da data limite, não será possível reabrir a cotação e o botão Reabrir não será exibido.
Após clicar em Reabrir, o sistema habilita a edição das informações.
Realize as alterações necessárias e reenvie a cotação.
Importante! Caso você realize as alterações, mas não conclua o processo no botão Enviar, o seu cliente não receberá a nova cotação com a edição que você realizou.
_________________________________________________________________
4. Como não participar de uma cotação:
Você, fornecedor, tem a opção de não participar de uma determinada cotação.
Para isso basta clicar no botão Não participar — localizado na parte superior da tela de cotação.
Dessa forma, será sinalizado ao comprador que você não participará desse processo de cotação e não fornecerá nenhum dos materiais solicitados.
_________________________________________________________________
5. Como utilizar a tela principal Minhas cotações:
A tela principal do Cotei — Minhas cotações —, vai apresentar todas as cotações que você recebeu, sejam elas com status em aberto, finalizadas ou que você preferiu não participar. A ferramenta não apaga nenhuma das suas cotações, então você terá um histórico completo de tudo que aconteceu.
Como em algum momento esse histórico pode conter muitos registros, o Cotei tem algumas opções de filtros e organizações:
- Filtre pelo número da cotação, status da resposta, cliente e/ou data limite;
- Organize a ordem de apresentação das suas cotações de acordo com sua preferência;
- No rodapé, selecione quantos itens aparecerão por página.
Confira na imagem abaixo: