ERP – Recebimento Eletrônico – O item de produto X está ligado a uma nota fiscal de pagamento, contudo a transação XXXX não possui integração com estoques
Incidente
No módulo Recebimento, ao tentar processar a nota de entrada via tela F000INE_SRNF - Suprimentos / Gestão de Recebimento / Notas Fiscais de Entrada / Via Recebimento de Documento Eletrônico, é apresentada a mensagem: O item de produto X está ligado a uma nota fiscal de pagamento, contudo a transação XXXX não possui integração com estoques.
Causa
Esta mensagem é apresentada, quando é utilizado o processo de recebimento e pagamento dentro do ERP. O sistema espera que seja lançada uma nota que tenha integração com contas a pagar para nota de pagamento, e a nota de recebimento deve possuir integração com estoque, para que ocorra o movimento do produto que é o cenário do processo de recebimento e pagamento, conforme comportamento da tela de lançamento desta rotina de forma manual, F440NPR_SRNF - Suprimentos / Gestão de Recebimento / Notas Fiscais de Entrada / Pagamentos e Recebimentos (Notas Fiscais de Entrada de Pagamentos e Recebimentos), e desta forma o mesmo comportamento é levado para o recebimento eletrônico na tela F000INE_SRNF - Suprimentos / Gestão de Recebimento / Notas Fiscais de Entrada / Via Recebimento de Documento Eletrônico.
Solução
Para que a mensagem não seja apresentada, nos casos onde a nota de recebimento não terá controle e movimentação de estoques, realize os passos a seguir:
1. Acesse a tela F191CPT - Cadastros / Empresas / Parâmetros de Integração;
2. Escolha a Empresa e Filial desejada;
3. No campo Grupo, escolha a opção Documentos Fiscais de Entrada;
4. No campo Subgrupo, escolha a opção Gerais e clique no botão Mostrar;
5. Selecione a opção Considerar integração das transações nas notas fiscais geradas, obrigatório ser compatível e informe o valor de: '0 - Não considerar';

6. Acesse a tela F001TCP - Cadastros / Transações / Parâmetros por Gestão / Compras / Ordem Compra / NF Entrada / Fatura (Transações de Compras);
7. Clique na aba Dados Gerais 2, e verifique o parâmetro 'Operação de Compra',. Este parâmetro deve estar preenchido de acordo com a natureza da operação, ou seja, se for a nota de recebimento, deve estar preenchido como 'R - Recebimento', e se for pagamento 'P - Pagamento'.
Importante
Utilizar uma transação direcionada para este cenário, pois não haverá movimentação dos estoques se esta, for utilizada em outros processos.
Observação
Para mais informações sobre o Processo de Recebimento Eletrônico do Gestão Empresarial | ERP, consulte o artigo: ERP - Recebimento Eletrônico - Onde é possível encontrar informações diversas sobre processo de Recebimento Eletrônico (índice).
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema.