ERP Senior X – Cobrança Escritural – Como parametrizar tarifas bancárias automáticas
Dúvida
Como parametrizar tarifas bancárias automáticas no módulo Gestão do Contas a Receber do ERP Senior X?
Solução
Para configurar tarifas bancárias automáticas, realize os passos a seguir:
Observação
Neste exemplo, vamos parametrizar uma tarifa para ocorrências de protesto, porém este passo a passo é válido para outras ocorrências.
1. Acesse a tela Cadastros / Finanças / Contas a pagar e receber / Cobrança escritural / Relacionamentos bancários / Ocorrências de retorno;
1.1. Utilize os filtros para localizar a ocorrência para a qual será parametrizada a tarifa e anote o código da ocorrência interna de retorno:
2. Acesse a tela Cadastros / Finanças / Contas a pagar e receber / Cobrança escritural / Tarifas bancárias;
2.1. Clique em Adicionar;
2.2. Informe um código para a tarifa (este código é para controle interno), a descrição e o tipo da tarifa;
2.3. Clique em Salvar;
2.4. Na parte de baixo da tela, nos detalhes da tarifa bancária, clique em Adicionar na aba empresa:
2.5. Informe a empresa e a transação que o sistema deve utilizar para lançar o valor da tarifa na tesouraria;
2.6. Clique em Salvar;
3. Acesse a tela Cadastros / Finanças / Contas a pagar e receber / Cobrança escritural / Relacionamentos bancários / Tarifas;
3.1. Clique em Adicionar;
3.2. Preencha o banco;
3.3. Informe no campo Tarifa, a tarifa cadastrada no passo 2;
3.4. No campo Código da tarifa no banco, informe o código da ocorrência interna de retorno, anotado no passo 1.1;
3.5. No campo Descrição da tarifa no banco, informe uma descrição para seu controle;
3.6. No campo Valor da tarifa no banco, você pode:
- Deixar em branco (preenchido com 0,00): desta forma, o sistema irá lançar na tesouraria o valor da tarifa que estiver informado no arquivo de retorno; OU
- Preencher um valor. Desta forma, caso não exista valor de tarifa informado no arquivo de retorno, a tarifa será lançada com este valor informado na tela;
Observação
Mesmo que haja valor informado no cadastro da tarifa, hierarquicamente, o arquivo de retorno é sempre superior. Ou seja, se for informado R$2 no cadastro da tarifa, mas no arquivo de retorno estiver informado um valor de R$1,50 de tarifa, o sistema lançará o valor de R$1,50.
3.7. Clique em Salvar.
Observação
Com estas parametrizações, ao processar um arquivo de retorno que possua tarifa para a ocorrência indicada, o lote financeiro trará as informações como neste exemplo, com a ocorrência de retorno na aba "Retornos" e o débito referente à tarifa em "Movimento tesouraria - débito":
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema.