GKO FRETE – Portal Transportador – Campos desabilitados
Dúvida
Campo desabilitado no portal transportador, exemplo ícone de incluir, alterar, excluir e etc:
Causa
É possível que, no cadastro de privilégios das transportadoras, tenha sido marcada a opção GF-IW. Essa opção não deve ser utilizada por quem acessa o Portal Transportador, pois é uma funcionalidade exclusiva da aplicação GKO. Quando essa opção está marcada, ao acessar o portal, os campos para incluir ou excluir documentos ficam desabilitados:
Solução
Para habilitar o campo novamente, basta seguir o passo a passo;
1. Acesse o menu: Ferramentas / Segurança / Grupo usuários, vide artigo GKO FRETE - Grupo de Usuário - Como cadastrar um grupo de usuários.
Mais como teste foi criado o grupo abaixo, como um exemplo:
2. Acesse o menu ferramentas / segurança / usuário, vide artigo GKO FRETE - Usuário - Como cadastrar um novo usuário.
Se já houver um usuário administrador, ele pode continuar sendo utilizado, mas é necessário garantir que ele esteja atribuído ao novo grupo que foi criado.
Como exemplo, foi utilizado o usuário abaixo para o teste. Nesse caso, os campos devem ser preenchidos exatamente conforme mostrado na imagem. Além disso, o usuário deve ser incluído no novo grupo que foi cadastrado:
3. E para incluir o novo usuário a um grupo, basta clicar no ícone da mãozinha:
4. Basta dá um duplo clique no novo grupo que foi criado;
5. Clicar em salvar e sair:
6. Agora, vamos incluir os privilégios ao novo grupo, acessando o menu: Ferramentas / Segurança / Privilégios (artigo sobre privilégios GKO FRETE - Privilégios - Como conceder privilégios para um grupo de usuário);
7. Os campos abaixo devem, ser flegados:
8. Em usuário e grupo de usuários, devem estar com as ações ao lado direito da imagem, todos flegadas. E liberado esses privilégios, basta clicar em salvar e sair:
9. Acesse o menu: Ferramentas / Segurança / Privilégios e filtre pelo grupo atrelado a transportadora, o mesmo deve estar com flegue apenas no GF-RX, ficando a escolha os campos para liberar ao transportador:
10. Ajustes feitos, basta acessar o portal transportador com usuário administrador, para liberar o acesso ao grupo da transportadora;
11. Clique em ferramentas;
12. Clique em segurança;
13. Clique em privilégios;
14. Informe o grupo que as transportadoras pertencem:
15. Clique em cadastros e selecione os campos que quer liberar o acesso, dando um flegue;
16. Clique no ícone apontado para as permissões serem liberadas;
17. Clique nos campos desejados para habilitar, exemplo incluir, alterar e excluir;
18. Clique em confirmar:
19. Agora basta acessar com o usuário da própria transportadora que o acesso estará liberado:
Observação: Indicado sempre reiniciar o serviço, após atualizações no portal do transportador.