ERP Senior X – Cadastros – Como cadastrar e emitir notas fiscais para cliente produtor rural que possui mais de uma Inscrição Estadual
Dúvida
Como cadastrar e emitir notas fiscais para cliente produtor rural que possui mais de uma Inscrição Estadual no módulo Cadastros no ERP Senior X?
Solução
Para cadastrar um endereço fiscal para um cliente e utilizá-lo na emissão de notas fiscais, siga os passos a seguir:
1. Acesse a tela Cadastros / Pessoas / Cadastro;
1.1. Localize o cadastro da Pessoa utilizando os filtros conforme necessário, seja pelo código, nome ou outra informação;
1.2. Selecione o cadastro da Pessoa e clique em Editar;
2. Desça a página até os Detalhes. Na aba Endereços, clique em Adicionar:
3. Selecione o indicativo de utilização Fiscal:
3.1. Preencha os campos solicitados, incluindo o campo específico para Inscrição Estadual;
3.2. Clique em Salvar;
4. Siga para a digitação de um Pedido de Venda (Mercado / Gestão de vendas / Vendas). Caso prefira emitir uma nota fiscal sem a digitação de um pedido, siga para o passo 5;
4.1. Preencha o cabeçalho do Pedido de Venda e, no campo Endereço fiscal, selecione o endereço cadastrado nos passos 1 a 3:
4.2. Continue a digitação do pedido e execute seu fechamento normalmente;
5. Siga para a digitação de uma nota fiscal de saída (Mercado / Gestão de faturamento / Notas fiscais de saída). Caso tenha optado por digitar um pedido no passo 4, desconsidere esta etapa, pois a informação é transmitida do pedido à nota fiscal;
5.1. Preencha o cabeçalho da Nota fiscal de saída e, no campo Endereço fiscal, selecione o endereço cadastrado nos passos 1 a 3:
5.2. Continue a digitação da nota e execute seu fechamento normalmente.
Observação
Ao informar um endereço fiscal, a CFOP e cálculos de imposto serão gerados considerando este endereço, e o XML será gerado de acordo.