ERP – Emissão nota fiscal de importação – Rejeição 332 - CNPJ do adquirente ou do encomendante da importação inválido
Incidente
No módulo de Suprimentos, ao gerar uma nota fiscal de importação ocorre a seguinte retorno de rejeição: Rejeição 332 - CNPJ do adquirente ou do encomendante da importação inválido
Causa
Esta rejeição ocorre quando na emissão de uma NF-e de Importação, dentro do grupo Declaração de Importação <DI>, a informação contida na tag CNPJ do adquirente ou do encomendante <CNPJ> é inválida, zeros, nulo ou DV inválido. Neste caso, será retornada à rejeição 332.
Manual de Orientação ao Contribuinte - Versão 6.00 – página 246:
Solução
Para que a rejeição não ocorra, verifique dentro do grupo Declaração de Importação <DI>, a forma de importação quanto a intermediação <tpIntermedio> e CNPJ do adquirente ou do encomendante <CNPJ>:
Para isso, realize os passos a seguir:
1. Acesse a tela F440GNE_SRNF - Suprimentos / Gestão de Recebimento / Notas Fiscais de Entrada / Agrupada e verifique nos dados gerais no campo 'Importação' se as informações estão preenchidas corretamente:
1.1 Itermediação Imp;
1.2 CNPJ Adq/Encom;
1.3 UF Adq/Encom:
2. Se 'Itermediação Imp' = 1 - Importação por conta própria, o preenchimento do 'CNPJ Adq/Encom' é opcional. O campo pode ficar em branco, vazio.
2.1 Se 'Itermediação Imp' = 2 – Importação por conta e ordem ou 3 – Importação por encomenda, o preenchimento 'CNPJ Adq/Encom' é obrigatório e o CNPJ e UF informado deve ser válido, CNPJ deve conter 14 caracteres e os zeros não significativos devem ser informados.
Importante
Efetue a consulta deste CNPJ para o estado no Sintegra e verifique se realmente é valido
Clique aqui para acessar o site do SINTEGRA