ERP – Apontamento de Ordem de Produção – Impossível forçar o fim dessa Operação, pois o(s) operador(es)/produto(s)/derivação(ões) => XX/XX/XX tem movimento(s) em aberto.
Incidente
Ao realizar um apontamento de uma Ordem de produção é apresentada a mensagem: Impossível forçar o fim dessa Operação, pois o(s) operador(es)/produto(s)/derivação(ões) => XX/XX/XX tem movimento(s) em aberto.
Causa
Essa mensagem ocorre porque a quantidade prevista da O.P. não foi atendida e o operador XX tem movimentos em aberto, ou seja, é possível que tenha sido realizado movimentos de início e não foi realizado o movimento de fim.
Solução
Para verificar quais são os movimentos em aberto e como solucionar a questão, siga os passos abaixo:
1. Acesse a tela NF901ACP_MPOP - Manufatura / Gestão de PCP / Ordens de Produção/Serviço / Consultas / Ordens de Produção/Serviço (Acompanhamento de Produção), e informe os dados da Ordem de Produção, que apresentou a mensagem durante o apontamento;
2. Acesse a aba Movtos. O.P./O.S., e verifique quais dos movimentos realizados possui somente um movimento, o de início;
3. Utilize o SQLMON, caso necessário, para identificar se o sistema está buscando ambos os movimentos de fim e de início. É possível que haja um movimento na OP em uma sequência que foi iniciada, porém não há outro movimento de fim;
4. Verifique para realizar o apontamento da Ordem de Produção a qual operador tem movimento em aberto, gerando o movimento de fim, através de alguma tela de apontamento.
Observação
Para maiores informações sobre a utilização do aplicativo SQLMon verifique o artigo TECNOLOGIA - SQLMon - Onde é possível encontrar informações sobre o aplicativo SQLMon para utilização em sistemas com Tecnologia G5 (índice).