ERP MEGA - Mega Intelligence - Como enviar e-mail usando OAuth 2.0
Dúvida
Como enviar e-mail usando OAuth 2.0, no módulo Mega Intelligence?
Solução
O Mega Intelligence permite enviar e-mails usando a autenticação OAuth 2.0, os servidores suportados são o Google e a Microsoft. Veja como configurar o sistema para que ele possa enviar e-mails usando esse tipo de autenticação.
Sobre o OAuth2.0
OAuth 2.0 é um protocolo de autorização de padrão aberto que permite que aplicações de terceiros acessem dados de um usuário ou utilizem algum serviço sem a obrigatoriedade de informar suas credenciais. Para saber mais a respeito, clique aqui.
Fluxo Abstrato do Protocolo
Após essa breve introdução sobre o Oauth2.0, como passa a funcionar o M.I.?
Resumo das Etapas
A título de exemplo, usaremos o serviço do Google para configurar o OAuth 2.0 seguindo as etapas abaixo:
1. Obter um ID de cliente e uma Chave segredo de cliente para sua conta do Google (Lembrando que o Mega M.I. também está preparado para uso do Oauth através de uma conta da Microsoft).
2. Configurar o sistema com os dados obtidos na etapa 1.
Obter um ID de cliente e uma Chave segredo no Google
Observação: Estas etapas refletem as configurações no console da Plataforma Google Cloud no momento em que este documento foi escrito. Para obter mais informações, consulte:
OAuth 2.0 for Mobile & Desktop Apps | Authorization | Google Developers (Uso do OAuth 2.0 para aplicativos de computador) na ajuda do Google Developers Console.
1. Faça logon na Google Cloud Platform(O link abre em nova janela) e clique em Console (Ir para meu console).
2. No menu suspenso, Selecione um projeto, selecione Criar projeto;
3. No formulário de novo projeto exibido, preencha as seguintes propriedades:
- Atribua ao projeto um nome, por exemplo: “MegaSistemas” ou “MegaERP” (sem as aspas).
- Determine se você deseja alterar a ID do projeto.
4. Abra o novo projeto, navegue até APIs e Serviços > Tela de consentimento de OAuth e selecione o Tipo de usuário e depois clique em Criar;
5. Insira MegaERP.exe em Nome do app e um e-mail para suporte, ambos aparecem para os usuários, depois um e-mail em Dados de Contato do Desenvolvedor e clique em Salvar e continuar;
6. Clique em Credenciais e na guia Criar credenciais. Em seguida clicar em ID do cliente OAuth;
7. Na tela Criar ID do cliente de OAuth, preencha os campos necessários. Siga as etapas para autorizar seus tokens OAuth:
- Selecione App para computador.
- Insira MegaMI em Nome do cliente.
8. Clique em Criar;
9. Copie os campos Seu ID de cliente e Sua Chave secreta de cliente que o Google retorna e cole-os em um local que você pode acessar na hora de configurar o MegaERP;
IMPORTANTE: Sem essas informações não será possível para o Mega M.I. utilizar a autenticação Oauth2.0 para processar os serviços solicitados.
10. Voltar para Tela de permissão de OAuth e publicar o aplicativo.
Observação: Para obter o ID do cliente e a Chave segredo do cliente na Microsoft, clique aqui.
Configurar o sistema com os dados obtidos na etapa 1
Os campos obtidos na etapa 1 deverão ser configurados na tela de edição de “E-mails SMTP” (MI > Configurações > Servidores SMTP), conforme figura 1. Nessa tela, o usuário configura um remetente e qual servidor de SMTP o sistema deve usar quando enviar um e-mail com esse remetente.
Ela pode ser acessada de dentro das telas “Lista de E-mails SMTP” e da tela de edição da Tarefa, conforme figuras 2 e 3.
Os campos marcados em vermelho na Fig.1 devem ser preenchidos conforme descrito abaixo:
-
Tipo de Autenticação: OAuth 2.0
-
Provedor de serviço OAuth 2.0: Google ou Microsoft
-
ID do cliente: Usar o valor anotado na etapa 1
-
Chave secreta do cliente: Usar o valor anotado na etapa 1
Após preencher os campos acima, clique no Botão Autenticar, em seguida, será aberto o Browser padrão na página do servidor OAuth 2.0 selecionado, autorize o envio de e-mail, feche a tela do Browser e volte para o sistema, feito isso, confirme os dados.
Pronto, agora o sistema já está configurado para enviar e-mails usando autenticação OAuth 2.0.
Veja tambem,
Mega Intelligence - Como configurar e-mail com autenticação oAuth 2.0 da Microsoft