TECNOLOGIA – Envio E-mails – Erro ao enviar e-mail: 401 Unauthorized
Incidente
Ao ser realizado algum processo de envio de e-mail no sistema, é apresentada a mensagem: Erro ao enviar e-mail: 401 Unauthorized.
Observação
A situação pode ocorrer em qualquer rotina de envio de e-mail, inclusive através da tela Recursos / Enviar e-mail.
Causa
A mensagem ocorre porque o servidor de e-mail que está configurado para envio de e-mails não permite envio de e-mails com um endereço diferente do e-mail autenticado para envio (que é o e-mail configurado no SeniorConfigCenter).
Um cenário para a ocorrência dessa situação é:
1. No SeniorConfigCenter está definido a configuração de envio de e-mail com o endereço empresa@teste.com.br;
2. Dentro do sistema está sendo disparado o e-mail indicando que o remetente do e-mail é fulano@empresa.com.br. Ou seja, o sistema está autenticando no Servidor de e-mail por uma conta, mas o usuário indica para o Servidor de e-mail que é para o e-mail ser enviado como se fosse outra conta de e-mail autenticada.
Solução
Para que a mensagem não ocorra siga os passos abaixo:
1. Quando o provedor de e-mail utilizado não permite o envio de e-mail nesse cenário (provedores como Office365 ou Gmail, por exemplo), execute as seguintes operações:
1.1. Remova o cadastro de e-mail do usuário logado, ou definido via regra, das telas F099UCA - Cadastros / Usuários / Cadastro (Cadastro de Usuários) e F099UCE - Cadastros / Usuários / Configurações de e-mail (Configurações de E-Mail);
Importante
Na tela F099UCE - Cadastros / Usuários / Configurações de e-mail não deve haver nenhuma informação cadastrada para que o sistema não faça utilização desses dados para envio de e-mail com informação diferente do que está configurado no SeniorConfigCenter.
1.2. Avalie as customizações que você utiliza na sua empresa que façam a alteração do remetente do envio de e-mail via regra;
1.3. Verifique no SGU a existência de e-mail para o usuário Logado. Caso a rotina que você esteja utilizando utilize esse e-mail, isso poderá impactar o processo, fazendo com que o sistema altere o remetente do e-mail;
2. Após remover os dados de ambas as telas descritas, execute o envio do e-mail através das informações já cadastradas no SeniorConfigCenter;
Importante
Todas as alterações reportadas no tópico 1 se referem a retirar do sistema configurações que fariam com que o remetente definido no envio do e-mail seja diferente do Configurado no SeniorConfigCenter. Caso você não deseje que o sistema tenha esse comportamento, verifique o tópico 2.
2. Avalie a utilização de um provedor de e-mail que permita utilizar a autenticação com um endereço de e-mail e enviar o remetente como outro endereço de e-mail (conceito de "Enviar como" / "Send As"), uma vez que o servidor Gmail, não permite o envio de e-mail através de outro endereço como remetente.
Observação
- Caso você seja cliente de solução Cloud da Senior, você não possuirá acesso ao SeniorConfigCenter. Neste caso, você precisará abrir um ticket para equipe de IT Services da Senior solicitando informações sobre a configuração presente no SeniorConfigCenter;
- Para maiores informações sobre o processo de Envio de E-mails através dos sistemas que utilizam tecnologia G5 e G6 verifique o artigo Tecnologia - Envio E-mails G5/G6 - Onde é possível encontrar informações diversas sobre processo de Envio de E-mails (índice).
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema.