TECNOLOGIA – Envio E-mails – Erro ao enviar e-mail: 403 Forbidden
Incidente
Ao ser realizado algum processo de envio de e-mail no sistema, é apresentada a mensagem: Erro ao enviar e-mail: 403 Forbidden
Observação
A situação pode ocorrer em qualquer rotina de envio de e-mail, inclusive através da tela Recursos / Enviar e-mail.
Causa
Essa mensagem ocorre ao enviar e-mail, por:
- A informação do campo 'Endereço do usuário de origem das mensagens' no SeniorConfigCenter, está incorreta;
- Quando se tenta realizar o envio de e-mails por um Remetente diferente do que está definido no SeniorConfigCenter;
Importante
O servidor de e-mails Gmail, não permite de forma nenhuma o envio de e-mails através de outro endereço como remetente, diferente do está configurado no SeniorConfigCenter.
Nesse caso, o sistema não consegue realizar o envio mesmo tendo as configurações com as credenciais do usuário configurada na tela F099UCE - Cadastros / Usuários / Configurações de e-mail (Configurações de E-Mail).
Solução
Siga os passos abaixo para que seja possível enviar o e-mail, quando a informação do campo Endereço do usuário de origem das mensagens no SeniorConfigCenter, está incorreta:
1. Acesse o SeniorConfigCenter;
2. Acesse o menu Conexões de rede / Envio de e-mail;
3. Informe no campo Endereço do usuário de origem das mensagens, o endereço correto para o envio de e-mails
7. Siga os passos abaixo, quando houver uma tentativa de envio de e-mails por um Remetente diferente do que está definido no SeniorConfigCenter:
7.1. Remova o cadastro de e-mail do usuário logado, ou definido via regra, das telas F099UCA - Cadastros / Usuários / Cadastro (Cadastro de Usuários) e F099UCE - Cadastros / Usuários / Configurações de e-mail (Configurações de E-Mail), ou;
7.2.. Informe o mesmo e-mail definido no SeniorConfigCenter, no campo e-mail da tela F099UCE - Cadastros / Usuários / Configurações de e-mail (Configurações de E-Mail);
8. Faça o teste de envio de e-mails após as ações de ambos os pontos acima, e verifique se o envio de e-mails está funcionando corretamente. Se for apresentada uma mensagem de crítica, acione o Suporte descrevendo os testes realizados, e a mensagem que está sendo apresentada, para apoio pontual neste cenário.
Importante
Para que qualquer alteração realizada nas configurações de Envio de E-mail do SeniorConfigCenter tenham efeito nos sistemas, é obrigatório reinicializar o sistema (e caso o processo seja executado no SeniorMiddleware, é obrigatória a reinicialização do Middleware também).
Observação
- Caso você seja cliente de solução Cloud da Senior, você não possuirá acesso ao SeniorConfigCenter. Neste caso, você precisará abrir um ticket para equipe de IT Services da Senior solicitando informações sobre a configuração presente no SeniorConfigCenter;
- Para maiores informações sobre o processo de Envio de E-mails através dos sistemas que utilizam tecnologia G5 e G6 verifique o artigo Tecnologia - Envio E-mails G5/G6 - Onde é possível encontrar informações diversas sobre processo de Envio de E-mails (índice).
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema.