Tecnologia - CBDS/Stored Procedure - Como efetuar a aplicação de uma Stored Procedure no banco de dados utilizando o CBDS
Dúvida
Como efetuar a aplicação de uma Stored Procedure no banco de dados utilizando o CBDS?
Solução
Importante
- A solução descrita abaixo leva em conta a criação prévia da Stored Procedure no banco de dados e posterior cadastro no CBDS. O cadastro no CBDS é realizado para garantia de que a Stored Procedure não será perdida em caso de ser efetuada uma Consistência de Base;
- Os procedimentos descritos nesse artigo devem ser obrigatoriamente realizados por um profissional que tenha acesso ao banco de dados e ao CBDS. Recomendamos a execução do procedimento por um DBA;
- O procedimento deverá ser realizado quando não haja nenhum usuário conectado no sistema, pois envolve a Personalização da base através do CBDS.
1. Acesse a ferramenta de banco de dados e efetue a conexão ao banco de dados do sistema;
2. Execute o script de ativação da Stored Procedure que você deseja (ou em caso de algum monitoramento liberado pela Senior, o script disponibilizado pela Senior).
O script de criação da Stored Procedure irá iniciar com a seguinte sintaxe:
CREATE OR REPLACE PROCEDURE NOME_DA_STORED_PROCEDURE
3. Acesse o aplicativo CBDS através da pasta Sapiens do diretório de instalação do sistema Gestão Empresarial | ERP;
4. Acesse o menu Arquivo / Conectar:
5. Selecione o arquivo de Configuração e a base de dados para conexão e clique no botão OK:
6. Na tela de Logon, selecione a opção 'Logon no banco de dados' e digite a senha do usuário do banco de dados da base do sistema:
Importante
O Logon deve ser efetuado obrigatoriamente com o usuário e senha do banco de dados. Não poderá ser realizado o procedimento com usuário Administrador do sistema.
7. Acesse o menu Ferramentas / Cadastro de Stored Procedure:
8. Na tela de cadastro da Stored Procedure, clique no botão + (mais) para adicionar uma Nova Stored Procedure e na linha que é adicionada pelo CBDS na grid Stored Procedure digite o nome do artefato.
Importante
O nome do artefato deve ser exatamente o mesmo presente na primeira linha do script de criação da Stored Procedure que foi executada no banco de dados (passo 2 descrito nesse artigo).
8.1. Selecione a nova Stored Procedure cadastrada na grid Stored Procedure e adicione os parâmetros conforme a sua necessidade, clicando no botão + (mais) para cada parâmetro que você deseja inserir;
Importante
Em caso de você estar aplicando uma Stored Procedure de monitoramento liberada pela Senior, você precisa definir os parâmetros conforme as orientações enviadas pela Senior.
8.2. Após a inserção dos dados da Stored Procedure, clique nos botões Aplicar alterações e Fechar.
Importante
Se você não clicar no botão Aplicar alterações antes de clicar no botão Fechar, as alterações não serão salvas.
9. Acesse a opções Ferramentas / Aplicar Personalização no Banco...
10. Confirme a execução da personalização clicando no botão Sim na mensagem que será exibida:
11. Após a confirmação da personalização da base, feche o CBDS.
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema.