TECNOLOGIA - Sessão de Usuário - Como derrubar a conexão de um usuário da base de dados
Dúvida
Como derrubar a conexão de um usuário do sistema?
Solução
Importante
O procedimento descrito neste artigo não garante que a sessão do usuário será derrubada do banco de dados do sistema. Caso você deseje derrubar a sessão de usuário do banco de dados, solicite a realização deste procedimento diretamente para o DBA da sua empresa.
Para derrubar a conexão de um usuário, realize um dos passos a seguir:
1. Utilizando o SeniorMonitorCenter
1.1. Acesse o SeniorMonitorCenter;
1.2. Acesse a opção Monitoramento / Usuários conectados nas bases de dados;
1.2.1. No canto direito da tela, selecione a base de dados na qual você deseja verificar os usuários conectados:
1.2.2. Na lista de usuários exibidos no canto esquerdo da tela, selecione o usuário que você deseja desconectar:
Observação
Você pode selecionar mais de um usuário.
1.2.3. Acione o botão X no canto superior esquerdo da tela para derrubar a sessão deste usuário:
Importante
Quando um usuário é desconectado no SeniorMonitorCenter é necessário que o sistema faça uma verificação se sua conexão ainda é válida para que então o usuário de fato seja desconectado. Essa verificação ocorre na tabela R911SEC. Para maiores informações sobre o armazenamento de informações apresentadas no SeniorMonitorCenter, verifique o artigo TECNOLOGIA - Proprietária - Onde ficam armazenadas as informações que são exibidas pelas ferramentas SeniorMonitorCenter e SGU relacionadas as conexões dos usuários na base de dados.
Essa verificação (se a conexão do usuário ainda está ativa) é implementada pela Tecnologia e tem comportamentos diferentes em cada forma de acesso.
Para conexão Cliente-Servidor, a verificação se a conexão é válida ocorre a cada 9 minutos. Neste intervalo o sistema verifica se a conexão ainda é válida. Então o que pode ocorrer, por exemplo, é o usuário ser desconectado no SeniorMonitorCenter e ainda faltarem 6 minutos para a próxima verificação de validade da conexão. O usuário terá 6 minutos para utilizar o sistema até que ele seja realmente desconectado. Logo, quando a forma de acesso for Cliente-Servidor o usuário pode ser desconectado em um tempo que varia de 1 segundo (melhor caso) até 9 minutos (pior caso) após ter sido desconectado pela SeniorMonitorCenter.
2. Utilizando o CBDS:
2.1. Acesse o CBDS;
2.2. Acesse o menu Ferramentas / Editor de SQL;
2.3. Execute o comando abaixo para localizar o registro do usuário:
SELECT * FROM R911SEC WHERE USRNAM = 'NOME_DO_USUÁRIO';
2.4. Retornando o usuário correto, realize o delete conforme comando abaixo:
DELETE FROM R911SEC WHERE USRNAM = 'NOME_DO_USUÁRIO'.
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema.