TECNOLOGIA – Envio E-mails – Como configurar o SeniorConfigCenter para envio de e-mails utilizando SMTP Gmail
Dúvida
Como configurar o SeniorConfigCenter para envio de e-mails utilizando SMTP Gmail?
Solução
Importante
As informações presentes abaixo podem ser utilizadas como base para configuração do Gmail. No entanto, a sua empresa pode utilizar configurações diferentes, mesmo fazendo uso do Gmail. Desta forma, você precisa validar as informações de configuração com o Responsável pelo provedor de e-mail da sua empresa.
Para configurar o envio de e-mails, siga os passos abaixo:
1. Acesse o SeniorConfigCenter.exe, na pasta de instalação do Gestão Empresarial | ERP;
2. Clique no menu Conexões de rede / Envio de e-mail:
3. Marque as opções a seguir e informe os seguintes dados;
3.1. Marque a opção Habilitar envio de e-mail:
3.2. No campo Servidor SMTP informe smtp.gmail.com e a porta 587:
3.3. No campo Endereço do usuário de origem das mensagens, informe o endereço de e-mail para autenticação no Servidor de E-mail:
3.4. Marque a opção Utilizar autenticação OAuth2 Google, e depois clique no botão Fazer login no Google:
Importante
- Não será mais possível utilizar a autenticação sem a opção Utilizar Autenticação OAuth2, ao utilizar o servidor Gmail.
- Ao aplicar essa configuração não será possível utilizar o envio de e-mails a partir de um remetente diferente do que está configurado no SeniorConfigCenter, seja de forma manual ou customizada. Será necessário utilizar somente o e-mail padrão do SeniorConfigCenter. Somente será permitido alteração de envio por outro endereço mediante configuração o provedor Gmail.
Atenção
Para que seja permitido o envio de e-mails por outro endereço, realize a configuração que consta na documentação do Gmail, no tópico, Enviar e-mails de um endereço ou alias diferente.
Clique aqui para acessar a documentação completa do Gmail sobre como Enviar e-mails de um endereço ou alias diferente.
- Não será necessário utilizar as informações de credenciais para autenticação por usuário, na tela F099UCE, ao realizar as configurações no provedor, para permissão de envio de e-mails por outro endereço.
- As configurações realizadas no provedor de e-mails, devem ser realizadas somente por usuários administradores no provedor.
3.5. Será aberto o navegador para realizar a autenticação das credenciais;
3.6. Informe o seu e-mail Gmail e clique no botão Próxima, depois informe também a sua senha:
3.7. Verifique as próximas informações apresentadas, e clique no botão Continuar:
3.8. Clique no botão marcado para copiar o código;
3.9. Volte para o CFG e informe o código na tela aberta, depois clique no botão OK:
4. Avalie se desejar marcar as opções Permitir alterar remetente e a Utilizar e-mail do usuário no remetente:
Observação
A opção 'Permitir alterar remetente', permitirá alterar o remetente diferente do e-mail definido no SeniorConfigCenter, de acordo com as configurações do Gestão Empresarial | ERP;
A opção 'Utilizar e-mail do usuário no remetente', irá trazer sempre o e-mail do usuário logado nos envios de e-mail, de acordo com as configurações do Gestão Empresarial | ERP.
5. Marque as opções Utilizar SSL e Usar STARTTLS:
6. Marque as opções EHLO e Converter quebras de linha para HTML;
7. Clique em Aplicar para confirmar as configurações realizadas.
Observação
- Caso você seja cliente de solução Cloud da Senior, você não possuirá acesso ao SeniorConfigCenter. Neste caso, você precisará abrir um ticket para equipe de IT Services da Senior solicitando informações sobre a configuração presente no SeniorConfigCenter;
- Para maiores informações sobre o processo de Envio de E-mails através dos sistemas que utilizam tecnologia G5 e G6 verifique o artigo Tecnologia - Envio E-mails G5/G6 - Onde é possível encontrar informações diversas sobre processo de Envio de E-mails (índice).
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema.