ERP – WebServices – O que são portas e versionamentos e é possível utilizar portas com versões antigas
Dúvida
O que são portas, versionamentos de portas e é possível utilizar portas com versões antigas?
Solução
Os WebServices padrões do Gestão Empresarial | ERP podem possuir várias portas, sendo que essas portas também pode possuir diversas versões para serem utilizadas em um integração.
Para exemplificar a questão de Portas diferentes e versionamento da mesma porta, utilizaremos como exemplo o WebService com.senior.g5.co.ger.cad.clientes.
Abaixo segue como que este WebService é demonstrado no Editor de WebServices:
As portas diferentes são: ExcluirClientes, GravarClientes, GravarContatos e obterCliente.
Cada uma dessas portas possui conceitos diferentes. Em relação aos processos que as portas executam, podemos dizer que elas são basicamente WebServices diferentes, mas estão agrupadas como portas dentro de um mesmo WebService para facilitar a gestão e utilização do WebService (assim você vai procurar um WebService de Cadastro de Clientes e dentro dele poderá localizar portas que auxiliam na gestão do Cadastro do Cliente, ao invés de procurar por WebServices separados).
Portas versionadas são aquelas que possuem uma numeração como sufixo da porta original. Exemplo: GravarContatos_2, GravarClientes_2, GravarClientes_3.
O versionamento de uma porta ocorre quando há necessidade de fazer alguma modificação na porta atual (uma correção ou melhoria), sendo que essa modificação pode causar algum impacto em sistemas integrados que já utilizam a porta atual (exemplo: quebra de assinatura do WSDL conhecido pelo sistema integrado - essa quebra pode ocorrer, principalmente, quando novos campos são criados na porta do WebService). Neste caso, é criada uma nova versão da porta.
A nova versão da porta terá o mesmo nome da porta anterior, apenas incrementando a versão ao final do nome da porta.
Exemplo: o WebService possui a porta GravarCliente. A cada versionamento da porta, ocorrerá o incremento da versão, originando então as portas GravarCliente_2, GravarCliente_3, e assim por diante.
Importante
- Não necessariamente uma alteração efetuada que gerou uma nova Porta garantirá que portas anteriores não tenham sofrido algum impacto. Algumas rotinas específicas que sejam alteradas podem impactar todas as versões de uma mesma porta;
- Uma nova versão de uma porta pode apresentar conceitos diferentes da porta original. Por exemplo, a mudança realizada na nova versão pode trazer uma consistência nova que não existe na porta de versão anterior.
Portas anteriores as portas atuais podem continuar sendo utilizadas, porém orientamos que seja utilizado a última porta disponível no WebService, pois é a porta que contempla todos os ajustes e melhorias na execução.
Sugerimos que regularmente as integrações sejam revisadas para que haja garantia de que portas atualizadas passem a ser utilizadas. Também indicamos que implantações de novos processos sempre ocorram em versões atualizadas das portas dos WebServices.
Importante
Em nossa Documentação sempre será mantida a Documentação da última versão da porta disponível no sistema. Clique aqui para acessar a documentação completa dos WebServices.
Para mais informações sobre os WebServices do Gestão Empresarial | ERP, consulte o artigo ERP - WebServices - Onde é possível encontrar informações diversas sobre processo de integração via WebServices (índice).