TECNOLOGIA – Envio E-mails – Erro ao enviar e-mail: 5.22.252 SendAsDenied XX@XX.XX.XX not allowed to send as YY@XX.XX.XX;
Incidente
Ao ser realizado algum processo de envio de e-mail no sistema, é apresentada a mensagem: Erro ao enviar e-mail: 5.22.252 SendAsDenied XX@XX.XX.XX not allowed to send as YY@XX.XX.XX;
Um cenário para a ocorrência dessa situação é
1. No SeniorConfigCenter está definido a configuração de envio de e-mail com o endereço empresa@teste.com.br;
2. Dentro do sistema está sendo disparado o e-mail indicando que o remetente do e-mail é fulano@empresa.com.br. Ou seja, o sistema está autenticando no Servidor de e-mail por uma conta, mas o usuário indica para o Servidor de e-mail que é para o e-mail ser enviado como se fosse outra conta de e-mail autenticada.
Observação
A situação pode ocorrer em qualquer rotina de envio de e-mail, inclusive através da tela Recursos / Enviar e-mail.
Causa
A mensagem ocorre porque o servidor de e-mail que está configurado para envio de e-mails não permite envio de e-mails com um e-mail diferente do e-mail autenticado para envio (que é o e-mail configurado no SeniorConfigCenter).
Solução
Para que a mensagem não ocorra siga os passos abaixo:
1. Quando o provedor de e-mail utilizado não permite o envio de e-mail nesse cenário (provedores como Office365 ou Gmail, por exemplo), execute as seguintes operações:
1.1. Remova o cadastro de e-mail do usuário logado, ou definido via regra, das telas F099UCA - Cadastros / Usuários / Cadastro (Cadastro de Usuários) e F099UCE - Cadastros / Usuários / Configurações de e-mail (Configurações de E-Mail);
Atenção
- As configurações de Autenticação Básica e Autenticação OAuth2 terão influência no comportamento e na solução descritas neste artigo;
- Se a configuração de Autenticação utilizada for a básica, somente o usuário logado pode enviar e-mail unicamente através do seu endereço, ou através do endereço padrão que está no CFG, SeniorConfigCenter.exe. Nesse caso, as informações da tela F099UCE - Cadastros / Usuários / Configurações de e-mail (Configurações de E-Mail), incluindo e-mail, servidor, porta e credencias devem ser preenchidas;
- Caso a configuração de Autenticação seja a OAuth2, então não será possível enviar e-mail por um endereço diferente do padrão informado no SeniorConfigCenter.exe.
Com essas configurações, não será necessário ter informações na tela F099UCE - Cadastros / Usuários / Configurações de e-mail (Configurações de E-Mail), somente a descrição do e-mail do usuário, desde que hajam configurações no provedor de e-mails, para permitir o envio de e-mails por outro endereço.
Essa configuração de enviar e-mails por outro endereço, deve ser realizada através do provedor de e-mails, não sendo realizada pelo ERP;
Clique aqui e acesse o endereço da documentação da Microsoft, sobre como Conceder permissões de caixa de correio para outro usuário do Microsoft 365 – Ajuda para administradores
Importante
Na tela F099UCE - Cadastros / Usuários / Configurações de e-mail não deve haver nenhuma informação cadastrada para que o sistema não faça utilização desses dados para envio de e-mail com informação diferente do que está configurado no SeniorConfigCenter.
1.2. Avalie as customizações que você utiliza na sua empresa que façam a alteração do remetente do envio de e-mail via regra;
1.3. Verifique no SGU a existência de e-mail para o usuário Logado. Caso a rotina que você esteja utilizando utilize esse e-mail, isso poderá impactar o processo, fazendo com que o sistema altere o remetente do e-mail;
Após remover os dados de ambas as telas descritas, deve-se considerar encaminhar o e-mail através das informações já cadastradas no SeniorConfigCenter.exe;
Importante
Todas as alterações reportadas no tópico 1 se referem a retirar do sistema configurações que fariam com que o remetente definido no envio do e-mail seja diferente do Configurado no SeniorConfigCenter. Caso você não deseje que o sistema tenha esse comportamento, verifique o tópico 2.
2. Avalie a utilização de um provedor de e-mail que permita utilizar a autenticação com um endereço de e-mail e enviar o remetente como outro endereço de e-mail (conceito de "Enviar como" / "Send As").
Observação
- Caso você seja cliente de solução Cloud da Senior, você não possuirá acesso ao SeniorConfigCenter. Neste caso, você precisará abrir um ticket para equipe de IT Services da Senior solicitando informações sobre a configuração presente no SeniorConfigCenter;
- Para maiores informações sobre o processo de Envio de E-mails através dos sistemas que utilizam tecnologia G5 e G6 verifique o artigo Tecnologia - Envio E-mails G5/G6 - Onde é possível encontrar informações diversas sobre processo de Envio de E-mails (índice).
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema.