Tecnologia – Envio E-mails – Erro ao enviar e-mail: Socket Error # 10060 Connection timed out
Incidente
Ao ser realizado algum processo de envio de e-mail no sistema, é apresentada a mensagem: Erro ao enviar e-mail: Socket Error # 10060 Connection timed out
Observação
A situação pode ocorrer em qualquer rotina de envio de e-mail, inclusive através da tela Recursos / Enviar e-mail.
Causa
Essa pode ocorrer por:
1. Falta de resposta do servidor de e-mail configurado no SeniorConfigCenter (seja falha de conexão com Servidor ou por lentidão no Servidor de e-mail configurado); ou
2. Configuração do servidor no SeniorCongifCenter estar incorreta; ou
3. Bloqueio na infraestrutura onde o sistema está instalado para acesso ao Servidor SMTP configurado no SeniorConfigCenter.
Solução
Para que a mensagem não ocorra siga os passos abaixo:
1. Verifique as configurações do SeniorConfigCenter.exe, estão corretas;
1.1. Observe se estiver faltando algum dados no Servidor ou na Porta Informe corretamente;
Importante
- Uma possibilidade da ocorrência dessa mensagem é a configuração incorreta da URL de SMTP no SeniorConfigCenter. Exemplo: ao invés de ser configurado smtp.teste.com.br seja configurado smtp.test.com.br (sem a letra 'e'):
- Caso você seja cliente de solução Cloud da Senior, você não possuirá acesso ao SeniorConfigCenter. Neste caso, você precisará abrir um ticket para equipe de IT Services da Senior repassando os dados de configuração no SeniorConfigCenter.
Observação
Para maiores informações sobre o processo de Envio de E-mails através dos sistemas que utilizam tecnologia G5 e G6 verifique o artigo Tecnologia - Envio E-mails G5/G6 - Onde é possível encontrar informações diversas sobre processo de Envio de E-mails (índice)
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema.