TECNOLOGIA - WebServices - Logs de processamento de WebServices (requisições) não são armazenados nas tabelas R960REQ e R960PAR
Incidente
Nos sistemas de Tecnologia G5/G6, não são armazenados logs de processamento dos WebServices nas tabelas R960REQ e R960PAR.
Exemplo de cenário: ao ser efetuada a Consulta de Requisições (conforme descrito no artigo ERP - WebServices - Como efetuar a Consulta de Requisições de WebServices), nenhum registro de requisição é encontrado.
Causa
Essa situação pode ser causada pela parametrização inadequada para gravação dos Logs de processamento das requisição.
Solução
Importante
Ao longo deste artigo você encontrará informações relacionadas ao SeniorConfigCenter e também possíveis orientações de reinício do Middleware Senior. Caso você possua o sistema disponibilizado no ambiente Cloud Senior, solicite para equipe de IT Services a execução desses processos específicos que você não tem acesso através de um ticket.
Para conferir a ativação dos Logs das requisições dos WebServices, efetue os passos abaixo:
1. Ativação de Logs pelo Editor de WebService;
1.1. Acesse o menu Recursos / Implementações / Web services / Editar;
1.2. Selecione o Provedor, WebService ou Porta que você deseja verificar se a gravação de Logs está habilitada e clique com o botão direito do mouse;
1.3. Verifique no caminho Log se alguma opção de gravação de logs está habilitada, conforme exemplo abaixo:
Importante
- Se a opção Não gravar estiver definida, não será gravado log de processamento da requisição;
- Essa configuração é realizada por Provedor, WebService ou Porta. nas configurações por WebService e Porta existe a opção Conforme provedor, indicando que será então respeitada a configuração definida no Provedor (essa é a opção padrão habilitada para todos os WebServices e Portas).
- Como já reportado, cada WebService pode ser configurado de forma individual, podendo assim ter uma configuração diferente dos demais. É importante que você faça a verificação específica para os WebServices que você esteja utilizando e que deseja que os logs sejam registrados;
- Caso você realize alterações nestas configurações, é importante que você efetue a reinicialização do Senior Middleware e do Serviço de Informações da Instalação;
- Para maiores informações sobre a gravação de Logs configurada no Editor de WebServices, clique aqui para acessar a documentação.
2. Verifique as configurações definidas no SeniorConfigCenter
2.1. Acesse o SeniorConfigCenter;
2.2. Abra a opção Middleware / Web services;
2.3. Verifique como está definido o parâmetro Nível de Log;
É necessário que este parâmetro esteja definido como DEBUG. Se o mesmo estiver definido como NONE nenhuma requsiição será gravada. Se o mesmo estiver definido como ERROR, o sistema armazenará apenas requisições cujo resultado do processamento seja Erro (lembrando que é Erro no processamento geral da requisição, e não algum erro específico na rotina interna de consistência do sistema que processou a requisição).
Importante
Caso você realize alterações nestas configurações, é importante que você efetue a reinicialização do Senior Middleware e do Serviço de Informações da Instalação;
3. Validação se os registros estão sendo armazenados nas tabelas R960REQ e R960PAR
3.1. Abra uma ferramenta de conexão com banco de dados (Exemplo: CBDS);
3.2. Execute os seguintes comandos das tabelas:
SELECT COUNT (*) FROM R960REQ
SELECT COUNT (*) FROM R960PAR
Exemplo de resultado:
Se o valor dos registros das tabelas retornarem acima de 1, isto indica que os WebServices estão gerando registros de logs de execução.
Importante
Para maiores informações sobre as tabelas R960REQ e R960PAR, verifique o artigo TECNOLOGIA - WebServices - O que é armazenado nas tabelas R960REQ e R960PAR.
Para mais informações sobre os WebServices do Gestão Empresarial | ERP, consulte o artigo ERP - WebServices - Onde é possível encontrar informações diversas sobre processo de integração via WebServices (índice).