Erro eSocial SST - Não foi possível integrar o arquivo: O arquivo não segue o formato esperado.
Descrição da Situação:
Ao enviar os eventos SST é apresentando o erro a seguir no retorno dos mesmos: Não foi possível integrar o arquivo: O arquivo não segue o formato esperado.
Ticket relacionado: #16707
Rotina / Tela:
eSocial SST
Solução:
Neste caso é necessário inicialmente verificar se este retorno foi do eSocial ou do eDocs. Para verificar se foi uma crítica do eDocs, acesse o mesmo e em eSocial > Não Periódicos > guia Críticas de Integração e analise se a mesma crítica apresentada no retorno do layout se encontra nesta guia também. Se sim, então segue abaixo as possíveis causas para estas críticas:
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1ª Causa possível: o eDocs não está atualizado para a versão 5.8.13.16 ou superior. Neste caso é necessário realizar a atualização, pois somente a partir desta versão citada é que o mensageiro estará apto para tratar os XMLs conforme nova NT 03/2021, conforme doc: https://documentacao.senior.com.br/documentoseletronicos/notasdaversao/#5-8-13/5-8-13-16.htm#SDE-6126
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2ª Causa possível: o Segurança e Medicina não está atualizado para a versão 6.2.35.88 ou superior. Neste caso é necessário realizar a atualização, pois somente a partir desta versão citada é que o gestão de pessoas HCM estará apto para tratar os XMLs conforme nova NT 03/2021, conforme doc: https://documentacao.senior.com.br/gestao-de-pessoas-hcm/notas-da-versao/6-2-35/6-2-35-88.htm#GPFO-13845. Caso esteja utilizando a versão HCM XT, o sistema precisa estar atualizado para a versão 6.10.1.9 ou superior, conforme doc: https://documentacao.senior.com.br/gestao-de-pessoas-hcm/notas-da-versao/6-10-1/6-10-1-9.htm#GPFO-13845
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3ª causa possível: Se o eDocs e o Segurança e Medicina já estiverem atualizados, é possível que estes eventos com erro tenham sido gerados pelo Gestão de Pessoas em uma versão anterior a versão 6.2.35.88 ou 6.10.1.9 que ainda não estavam atendendo a nova NT 03/2021. Neste caso, será necessário regerar estas pendências para que o sistema considere como erro tratado e reenvie o XML no formato correto para o eSocial.
Reforçando o que já foi dito, para que seja possível enviar os eventos ao eSocial, é necessário que ambos os sistemas estejam atualizados conforme a versão citada acima ou superior. Caso todos os pré-requisitos acima estejam atendidos e o evento foi enviado com sucesso para o eSocial pelo eDocs porém retornou com este erro do eSocial, então é necessário entrar em contato com os mesmos através do portal eSocial.