ERP – Reserva de Componentes – Como são efetuadas as reservas e abatimentos dos componentes
Dúvida
Como são efetuadas as reservas e abatimentos dos componentes (produzidos e comprados) no módulo de Manufatura?
Solução
As reservas de componentes são efetuados de acordo com o Parâmetro 'Abate Estoque Disponível' na tela F083ORI - Cadastros / Produtos e Serviços / Origens / Cadastro do Produto Produzido, aba PCP.
Assim sendo, o Abatimento de Estoque tem o seguinte comportamento:
- Para componentes comprados, fará a reserva de estoque conforme informações de depósito padrão descrito no cadastro do produto, tela F075PRO - Cadastros / Produtos e Serviços / Produtos / Individual;
- Para componentes produzidos, fará o real abatimento de estoque, ou seja, não irá gerar (ou abaterá a quantidade) OPs para estes componentes, pois eles já estão disponíveis no estoque para serem utilizados e será gerada uma reserva no estoque para estes componentes produzidos;
Exemplificando a situação, com o seguinte cenário:
- Geração de necessidades (MRP) de 100 unidades para o produto PRP2;
- Sem dar flag no campo 'Abater Estoque Disponível da Qtde a Produzir' na tela F813GNE_MPNE - Manufatura / Gestão de PCP / Necessidades de Produção/Compra (MRP) / Cálculo (MRP);
- Flag em 'Cálculo de Necessidades Multinível';
- Parâmetro 'Abate Estoque Disponível' na tela F083ORI - Cadastros / Produtos e Serviços / Origens / Cadastro do Produto Produzido, aba PCP, do Produto Pai PRP2, cujo código da Origem é PRP, está igual a S;
- Parâmetro 'Abate Estoque Disponível' na tela F083ORI - Cadastros / Produtos e Serviços / Origens / Cadastro do Produto Produzido, aba PCP, do Produto Filho CMPTR17, cujo código da Origem é CMP, está igual a N;
- Estoque disponível para o Produto Pai PRP2 igual a 10unidades;
- Estoque disponível para o Produto Filho CMPTR17 igual a 30unidades;
- Estrutura Multinível:
Print acima retirado da tela F701CMN - Cadastros / Produtos e Serviços / Consultas.
- Produzido Pai (Nível 1) - PRP2
- Comprado - CHFERRO
- Produzido Filho (Nível 2) - CMPTR17
- Comprado - CHBRONZE
- Comprado - CHCOBALTO
- Comprado - CHCOBRE
Neste exemplo, o comportamento de abatimento/reserva de componentes será o seguinte para a OP de 100 unidades do produto Pai PRP2:
- OP do Produto Pai PRP2 terá quantidade prevista de 100 unidades;
- Componente comprado CHFERRO terá sua quantidade de 100 unidades de consumo reservada;
- Componente produzido CMPTR17 terá sua quantidade de 100 unidades de consumo reservada;
No entanto, a explosão sendo multinível, o ERP terá o seguinte comportamento para a estrutura do Produto Filho CMPTR17:
- OP do Produto Filho CMPTR17 terá quantidade prevista de 70 unidades;
- Nenhum dos componentes comprados (CHBRONZE, CHCOBALTO, CHCOBRE) terá quantidades de consumo reservadas;
Isto acontecerá pois, houve o abatimento/reserva de estoque definido na Origem PAI (PRP2), assim sendo sua estrutura sofrerá este comportamento de reservar os componentes.
E, a OP do produto Filho terá somente 70 unidades pois houve avaliação do estoque e foi visto que haviam 30 unidades a serem utilizadas, assim sendo, pelo cálculo de 100 - 30, sobrou 70 unidades para serem produzidas, com o fim de completar a quantidade necessária para fabricar o produto PRP2.
No entanto, na estrutura do produto Filho, não houve reserva pois na tela F083ORI - Cadastros / Produtos e Serviços / Origens / Cadastro do Produto Produzido, aba PCP, está para não reservar/abater estoque, assim não houve esse tratamento nesta estrutura.
Caso o parâmetro 'Abate Estoque Disponível' fosse alterado na Origem PAI (tela F083ORI - Cadastros / Produtos e Serviços / Origens / Cadastro do Produto Produzido, aba PCP), a OP filha não sofreria tal cálculo e teria uma OP formada com quantidade prevista de 100 unidades, independente de quantas unidades haveriam em estoque.
Em contrapartida, nenhum dos componentes da OP Pai estaria com reservas efetivadas.
Outro comportamento a ser levado em consideração, é de que, se houvesse o flag 'Abater Estoque Disponível da Qtde a Produzir' marcado na tela F813GNE_MPNE - Manufatura / Gestão de PCP / Necessidades de Produção/Compra (MRP) / Cálculo (MRP), a OP Pai, para este exemplo, teria 90 unidades previstas. Pois haveria o abatimento de estoque para o Produto Pai PRP2 e, consequentemente, os componentes sofreriam alteração na quantidade também para 90 unidades.
Dessa forma, o campo 'Abater Estoque Disponível da Qtde a Produzir' da tela F813GNE_MPNE - Manufatura / Gestão de PCP / Necessidades de Produção/Compra (MRP) / Cálculo (MRP), fará o abatimento do produto que está no pedido em questão, neste caso, PRP2.
Enquanto o campo Abate Estoque Disponível na Origem fará o abatimento e reserva no estrutura do produto produzido em questão, para o primeiro nível abaixo da estrutura hierárquica, conforme exemplo acima.
O ERP tem este comportamento como padrão, de reservas e abatimentos com um único parâmetro, porém este parâmetro terá comportamento diferenciado para produtos produzidos e comprados, como avaliado acima.
Porém, por se tratar de um único parâmetro, ou haverá reserva total dos componentes da OP e tendo abatimento caso haja produzidos na estrutura, ou não fará qualquer reserva nem abatimento dos componentes.
Para alterar este comportamento, somente será possível através de customização pelo Identificador de Regra PCP-813TIPDS01 - Clique aqui para acessar a página de ajuda do Identificador ou PCP-910DRGOP01 - Clique aqui para acessar a página de ajuda do Identificador.
Conceito de customização para uso do identificador PCP-813TIPDS01 (será chamado pelo processo da tela F813GNE_MPNE - Manufatura / Gestão de PCP / Necessidades de Produção/Compra (MRP) / Cálculo (MRP)):
- Usar o Identificador para fazer com que o produto X tenha depósito a ser avaliado pelo estoque "ZZZ" e depósito para reserva "YYY";
- Assim, se o depósito "ZZZ" não tiver nada disponível, haverá reserva a ser inserida pelo sistema no depósito "YYY";
- Esse processo é utilizado em casos que há um depósito para reserva no ambiente e diversos outros depósito que contém o produto de fato.
Conceito de customização para uso do identificador PCP-910DRGOP01 (será chamado pelo processo da tela F910GPR_MPOP - Manufatura / Gestão de PCP / Ordens de Produção/Serviço / Geração / Geração Simplificada); - Usar o Identificador para fazer com que o produto X tenha sua reserva, já gerada na geração da necessidades, seja *transferida para outro depósito conforme necessidade interna.
Este fará uma transferência de reservas no momento da geração da OP, a avaliação de estoques é feita somente pelo Identificador de Regra PCP-813TIPDS01;
Caso tenha interesse na customização dos Identificadores acima, realize os passos a seguir, seguindo como exemplo a ativação do Identificador PCP-813TIPDS01:
Importante :
Efetue testes em base de homologação para não haver impactos negativos em base de Produção no seu ambiente.
1. Acesse a tela F098REG - Cadastros / Identificadores e parâmetros / Identificador de Regras;
2. Indique o Sistema do Identificador e o Identificador:
2.1. Defina a descrição do Identificador a ser utilizado:
3. Clique no botão Regra no rodapé da tela para abrir o Editor de Regras;
3.1. Abra um arquivo de Regras Novo através do menu Arquivo / Novo, ou clicar Ctrl+N:
3.2. Indique um Código de Regra que não tenha em uso e indique a Descrição conforme necessidade e clique em OK:
3.3. Crie a regra conforme necessidade pela página em branco do editor que será aberta. Conceitos de Regra para cada Identificador foram citados acima:
4. Após criada a regra, feche o Editor e volte à tela F098REG - Cadastros / Identificadores e parâmetros / Identificador de Regras no cadastro do Identificador que estava sendo realizado;
5. Indique o código da Regra no campo Código Regra e realize a ativação do Identificador através do campo Situação, indicando como A-Ativo: