ERP - WebServices - Como garantir que um registro não integrado no sistema integrado seja reexportado pelo Gestão Empresarial | ERP
Dúvida
Como garantir que um registro não integrado no sistema integrado seja reexportado pelo Gestão Empresarial | ERP?
Solução
Importante
É muito importante que você verifique os artigos abaixo antes de verificar as informações sobre a reexportação de registros não integrados:
- ERP - WebServices - Como funciona o controle de Exportação de registros através dos WebServices
- ERP - WebServices - Como efetuar a confirmação de um lote de registros exportados e definir que eventualmente um registro não tenha sido integrado
Baseado no fluxo de controle de exportação e no processo de confirmação de um lote de registros exportados, o sistema Gestão Empresarial | ERP efetua a atualização do campo E000CIX.SitIex de cada registro que é exportado.
Os registros que já receberam o retorno da confirmação de integração do lote no sistema integrado ficam com o status E000SitIex como 'S-Processado com Sucesso' e os registros que estão pendentes de exportação ficam com o status E000SitIex como 'P-Pendente de Exportação'. Para esses registros, não existe nenhuma ação que o sistema Gestão Empresarial | ERP precise realizar, porque eles são os registros que estão no início do processo (os pendentes serão exportados nos próximos ciclos de exportação) e no final do processo (os processados com sucesso já tiveram confirmação da integração e só serão exportados novamente se sofrerem alguma alteração).
Agora no caso dos registros que estão com status de 'C-Pendente de Confirmação' e 'E-Erro no processamento', o sistema Gestão Empresarial | ERP não recebeu uma confirmação de que este registro foi de fato integrado no sistema integrado.
Para o status 'C-Pendente de Confirmação', o sistema Gestão Empresarial | ERP fez a exportação do registro, mas o recebimento e integração dos dados não foi confirmado pelo sistema integrado. isso pode ocorrer por diversos motivos, mas o principal deles recai a queda de comunicação entre os dois sistemas no momento do processamento da exportação do registro.
Para o status 'E-Erro no processamento', o sistema Gestão Empresarial | ERP recebeu do sistema integrado (através do processo de Confirmação do Lote descrito no artigo ERP - WebServices - Como efetuar a confirmação de um lote de registros exportados e definir que eventualmente um registro não tenha sido integrado) a indicação de que ocorreu um erro na integração do registro.
Então para esses dois status ('C-Pendente de Confirmação' e 'E-Erro no processamento'), o sistema disponibiliza o processo agendado do tipo rotina 82-Tornar Pendentes Exportações Não confirmadas (clique aqui para acessar a documentação completa deste processo).
O objetivo desse processo agendado é fazer com que o sistema efetue a alteração do status de pendências que estejam como 'C-Pendente de Confirmação' e 'E-Erro no processamento' para o status 'P-Pendente de Exportação'. Desta forma, no próximo ciclo de exportação, esses registros serão considerados novamente na exportação e haverá nova tentativa de integração ao sistema integrado.
O processo agendado permite adicionar uma série de parâmetros de forma que você possa definir adequadamente quais os tipos de registros que serão validados e qual o tempo que o sistema esperará por um retorno de confirmação da integração pelo sistema integrado antes de alterar a situação da pendência novamente para 'P-Pendente de Exportação'. Você pode consultar todas as parametrizações disponíveis na documentação deste processo.
Importante
- É muito recomendável que se feita a utilização deste processo agendado para garantir q integridade entre os registros que são exportados pelo Gestão Empresarial | ERP e os registros que são integrados no sistema externo;
- Você deve efetuar a ativação e configuração deste processo agendado com muito cuidado, de forma que registros muito antigos que não tenham sido integrados (e que não devem mais ser exportados) não sejam reexportados, pois isso pode afetar a integração entre os dois sistemas, gerando uma sobrecarga no processo;
- Você pode cadastrar mais processos agendados do tipo rotina 82, dividindo-os conforme os parâmetros desejados. No entanto, você não deve parametrizar processos que sejam executados no mesmo momento e possam efetuar análise em cima dos mesmos registros (exemplo: dois processos agendados que executam análise dos registros para o mesmo sistema integrado). Esse tipo de configuração pode causar problemas na execução do processo agendado e na exportação dos registros (causando locks e deadlocks na tabela E000CIX);
- Caso você não tenha o conhecimento técnico necessário para parametrizar esse processo e até mesmo validar os registros pendentes que seriam reexportados, solicite o apoio de um Consultor da Senior;
- Uma vez o processo tendo alterado o status de uma pendência na tabela E000CIX, não há possibilidade de retorno dessa informação para o status anterior.
Para mais informações sobre os WebServices do Gestão Empresarial | ERP, consulte o artigo ERP - WebServices - Onde é possível encontrar informações diversas sobre processo de integração via WebServices (índice).
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema.