25664 - Access Violation - Orientações para análises gerais sobre AVs
Problema: Descrição do Problema: em casos de Access Violation, quais as dicas para fazer a análise da situação?
Solução: Solução: Um erro de Access Violation (AV) pode ocorrer por diversos motivos. Abaixo seguem dicas de como fazer a análise de uma situação que envolve Access Violation:
Rotina / tela: todas as rotinas do sistema
Solução: Solução: Um erro de Access Violation (AV) pode ocorrer por diversos motivos. Abaixo seguem dicas de como fazer a análise de uma situação que envolve Access Violation:
1- Verificar quando que a situação passou a ocorrer (após mudança de ambiente, após uma atualização do sistema, ...).
Essa informação é importante para identificar um ponto de mudança que ocasionou a geração do erro.
Se o sistema ERP não foi atualizado e não foram efetuadas mudanças na execução da rotina dentro do sistema, então há grandes chances de ter havido alguma mudança no ambiente que tenha ocasionado o problema (exemplo: atualização de Windows).
Se o problema ocorreu após uma atualização, pode ter ocorrido algum erro na cópia de uma arquivos (geralmente uma BPL) no momento da atualização.
Neste caso, uma possibilidade é executar novamente a atualização do ERP (pode ser para a mesma versão) para validar se a situação ainda irá ocorrer.
Um possível problema no processo de atualização ficaria ainda mais evidente se o problema ocorre em um ambiente (exemplo: produção) e não ocorre em outro ambiente (exemplo: homologação).
2- Verificar se o problema ocorre em todas as estações de trabalho e no servidor de aplicação.
Em muitos casos a situação ocorre apenas em uma determinada estação de trabalho. Nesses casos, há grande probabilidade de que essa estação de trabalho possa estar com arquivos de instalação do ERP corrompidos (BPLs) ou ainda estar tendo atuação de outros sosftwares (exemplo: antivírus), impedindo funcionamento adequado do sistema.
Sendo um problema isolado na estação de trabalho, a orientação é efetuar uma reinstalação do Cliente ERP nessa estação.
Há possibilidade de copiar unitariamente para a estação de trabalho, através do Servidor de Aplicação, a BPL que está apresentando o Access Violation para efeito de teste.
Em alguns casos, pode ser necessária a formatação da máquina, pois o corrompimento de arquivos pode estar a nível de Windows, o que impede execução de bibliotecas específicas do Windows utilizadas para execução do sistema.
Uma análise que também pode ser efetuada, a nível de sistema operacional, é verificar a data em que a situação passou a ocorrer na estação específica, e verificar as atualização de Windows que foram efetuadas próximo a esta data.
Alguma atualização pode ter afetado arquivos do sistema Operacional causando o problema.
Quando a situação ocorre em estações de trabalho e não ocorre no servidor, é importante:
- Verificar se de fato as estações de trabalho estão instaladas corretamente (o ERP deve estar instalado na estação e não deve ser acessado através da rede [pasta compartilhada acessada via //])
- Verificar diferenças de ambiente entre estações e servidor (exemplo: estações utilizam Windows Defender, servidor não utilizar esse recurso).
- Verificar se a rotina que está sendo executada faz acesso a pastas compartilhadas não disponíveis nas estações de trabalho, mas disponível no servidor.
3- Verificar se o problema ocorre para todos os usuários
Se o problema estiver relacionado a apenas um usuário do sistema (independente da estação de trabalho onde ele efetue o login), o problema pode estar relacionado especificamente a algum registro incorreto para esse usuário do sistema.
Para essa análise, é importante fazer login no sistema com um usuário que possua o mesmo nível de permissão no sistema e execute exatamente o mesmo processo.
4- Verificar se o problema ocorre em outros ambientes (exemplo: se o problema ocorre em ambiente de Produção, validar se ele ocorre em ambiente de Homologação também).
Esse teste ajuda a validar de que a situação não estaria relacionada a um ambiente específico, mas sim a um possível problema do sistema. Em um eventual Access Violation após uma atualização do sistema, sendo ele replicado em mais de um ambiente, a probabilidade de um erro do sistema é maior quando o mesmo erro é reproduzido em outro ambiente.
5- Verificar se o ambiente onde o sistema está sendo executado atende o ambiente homologado pela Senior para utilização
Neste caso é necessário verificar na Documentação da tecnologia Senior as Plataformas Homologadas e fazer essa validação.
Em alguns casos, um problema de Access Violation pode até mesmo estar relacionado a utilização de um CLiente de Banco de Dados em versão não homologadas com a versão do Servidor do Banco de Dados.
Exemplo: o Servidor utiliza Oracle 12C e a estação de trabalho/servidor utiliza Cliente Oracle 11G.
Exemplo: o Servidor utiliza Oracle 12C e a estação de trabalho/servidor utiliza Cliente Oracle 11G.