25396 - Sincronização LDAP não integra alguns usuários
Problema:
Solução:
Inicialmente foi configurado o tipo de autenticação G5, onde os usuários foram todos integrados do SGU. Porém, posteriormente foi configurado o tipo de autenticação LDAP para integrar diretamente os usuários do servidor AD, e não mais do SGU. Porém, no momento em que a sincronização com LDAP é habilitada, a Plataforma emite a notificação de que alguns usuários já existem e não são sincronizados.
Solução:
Este problema ocorre quando da sincronização com o servidor LDAP, os usuários que foram integrados a partir do SGU possuem o mesmo nome de usuário que está se tentando sincronizar do servidor AD.
Por padrão, o tipo de autenticação SAML é o único que sobrescreve os demais tipos de autenticação (G5/ G7/ LDAP), porém, como a configuração com LDAP depende de uma sincronização, o mesmo não sobrescreve o tipo de autenticação dos usuários, sendo necessário realizar a migração do tipo de autenticação de forma manual.
Para poder realizar a migração do tipo de autenticação, é preciso que o Tenant possua mais de um tipo de autenticação habilitado, pois caso contrário o botão para migração não irá aparecer na tela de Gestão dos usuários.
Para verificar se há mais algum tipo de autenticação habilitado junto com a autenticação LDAP, realize os seguintes passos:
Acesse a Plataforma com usuário admin
Acesse o menu Tecnologia > Administração > Gestão dos Tenants > Configurar
Selecione o Tenant e clique no botão "Configurações"
Na tela de Configurações do Inquilino, selecione a sessão "Autenticação"
Habilite o tipo de autenticação que deseja migrar para LDAP. Após a migração, você poderá desabilitá-lo novamente caso não tenha nenhum usuário utilizando este tipo.
Para realizar a migração dos usuários, realize então o seguinte processo:
Acesse Tecnologia > Administração > Gestão de usuários
Clique em Migrar tipos de autenticação
Selecione o Tipo de autenticação atual e o Novo tipo de autenticação
Selecione os usuários específicos ou clique em Migrar todos