TECNOLOGIA - WebServices - Como efetuar o testes de execução de um WebService através do SoapUI
Dúvida
Como efetuar o testes de execução de um WebService através do SoapUI?
Solução
Para realizar o teste de execução de um WebService através do SoapUI execute o procedimento abaixo:
Importante
- A Senior não não é desenvolvedora e nem presta suporte a ferramenta SoapUI. O passo a passo indicado neste artigo serve como um exemplo para utilização de uma ferramenta que permite enviar requisições para um WebService que utiliza protocolo SOAP. Se você possuir dúvidas de como efetuar a utilização desta ferramenta, procure o Suporte do Desenvolvedor da ferramenta ou então utilize outra ferramenta que você tenha conhecimento;
- Para exemplificação deste teste, será utilizado o WebService Com.senior.g5.co.cad.clientes do sistema Gestão Empresarial | ERP.
1. Abra o SoapUI;
2. Acesse o menu File / New SOAP Project;
3. Na tela que será aberta, digite as seguintes informações:
- Project Name: nome do projeto que você deseja criar (pode ser qualquer nome);
- Initial WSDL: URL de acesso a WSDL do WebService que você deseja testar. Para maiores informações de como encontrar a WSDL de um WebService, verifique o artigo TECNOLOGIA - WebServices - Como localizar a URL completa para acesso a um WebService e como acessar o WSDL do WebService
- Create Requests: mantenha marcado esse parâmetro. Ele serve para que o SopaUI crie exemplos de requisições baseados na WSDL do WebService.
3.1. Após preencher as informações, acione o botão OK. O SopaUI demonstrará a mensagem abaixo, indicando que está baixando a WSDL do WebService:
Importante
Caso ocorra a mensagem de aviso abaixo, você deve verificar se a WSDL digitado está correto e se a conectividade com o WebService a partir da máquina que você está executando o SoapUI está OK. Você pode testar a conectividade com o WebService abrindo a WSDL no navegador Web. Se não for possível abrir a URL da WSDL, então você deve verificar essa conectividade.
Caso você possua sistemas da Senior em ambiente Cloud, você deve solicitar liberação de acesso
ao WebService a partir do seu ambiente previamente a equipe de IT Services.
4. Após a importação da WSDL, você verificará que o SoapUI criou um projeto demonstrando todas as portas disponíveis no WebService:
5. Para efeito desse testes, vamos utilizar a porta Exportar_6. Neste caso, expanda a informação dessa porta e você encontrará o item Request 1. Dê dois cliques nessa opção e o SoapUI criará o painel da requisição do WebService. Na parte esquerda (demonstrado pelo número 1 da imagem abaixo) você verificará as informações de entrada do WebService. Na parte direita (demonstrado pelo número 2 da imagem abaixo) você encontrará o painel de resposta da requisição ao WebService (inicialmente o painel estará em branco, porque não foi executada a requisição ainda);
6. No painel de entrada dos parâmetros ao WebService, insira todas as informações necessárias para processamento do WebService.
Importante
A requisição de exemplo criada pelo SoapUI conterá todos os campos do WebService, sendo que eles estarão preenchidos com o caractere ? (ponto de interrogação). Você deve preencher os campos adequadamente. Para isso, você consultar a documentação do WebService.
Os parâmetros flowInstanceID e flowName são exclusivos para definição de processos relacionados a fluxos do Workflow e não precisam ser preenchidos (podem ser eliminados da rquisição)
7. Após a definição de todos os parâmetros, acione o botão Submit request (play) no canto superior esquerdo da tela de requisição.
8. Após a execução do WebService, você verificará no painel do lado direito a resposta do mesmo. Ainda no canto inferior esquerdo você verificará o tempo de execução do WebService (em milissegundos):
Para mais informações sobre os WebServices do Gestão Empresarial | ERP, consulte o artigo ERP - WebServices - Onde é possível encontrar informações diversas sobre processo de integração via WebServices (índice).