TECNOLOGIA - WebServices - Como verificar se o sistema está utilizando padrão W3C nas URLs dos WebServices
Dúvida
Como verificar se o sistema está utilizando padrão W3C nas URLs dos WebServices?
Solução
Antes de você verificar se o sistema está configurado para disponibilizar as URLs dos WebServices no padrão W3C, é importante que você entenda o que é a W3C e o que é indicar que uma URL está no padrão W3C.
1. O que é a W3C?
A W3C é uma comunidade internacional mantida por diversas empresas do setor de tecnologia, e que é composta por diversos especialistas, e tem como objetivo definir padrões de tecnologia para assuntos relativos a internet. Tecnologias como HTML, HTTP e XML tiveram contribuições da W3C para seu desenvolvimento e sustentação.
2. O que é uma URL de WebService no padrão W3C?
O padrão W3C indica que entre o endereço e porta do Servidor onde o WebService está disponível e o nome do WebService em si deve haver apenas um componente intermediário, quando falamos de uma URL HTTP.
Exemplo simples de uma URL de WebService no padrão W3C: http://servidor:9090/webservices/cadastrocliente
Exemplo simples de uma URL de WebService que não está no padrão padrão W3C:
http://servidor:9090/webservices/cadastros/cadastrocliente
O que importa neste caso do padrão W3C é a quantidade de componentes intermediárias entre o nome/porta do Servidor HTTP e o nome do WebService em si.
Exemplo de uma URL de WebService no padrão W3C de um sistema Senior:
http://servidor:9090/g5-senior-services/sapiens_Synccom_senior_g5_co_int_eletronicos_documentos
Exemplo de uma URL de WebService que não está no padrão padrão W3C de um sistema Senior:
http://servidor:9090/g5-senior-services/sapiens/Synccom_senior_g5_co_int_eletronicos_documentos
Você pode notar que a Senior, para tratar o padrão W3C nas URLs dos WebServices, substitui a segunda barra (/) da URL após o nome de um dos componentes (no exemplo acima o componente é sapiens) pelo underline (_), deixando então apenas um componente intermediário.
3. Para verificar se o sistema está ou não configurado no padrão W3C, execute os seguinte procedimentos:
3.1. Acesse o SeniorConfigCenter;
3.1.1. Acesse a opção Chaves;
3.1.2. Verifique como está definida a chave com.senior.middleware.webservices.w3c_standard_wsnames;
Se a chave com.senior.middleware.webservices.w3c_standard_wsnames estiver definida como true, então os WebServices estão no padrão W3C. Se a chave estiver definida como false, então os WebServices não estão no padrão W3C.
Importante
- A alteração desta chave impacta na URL de disponibilização dos WebServices e no Deploy dos mesmos no GlassFish. Caso você efetue alterações nessa parametrização, é obrigatório realizar o Deploy dos WebServices novamente;
- O padrão atual dos sistemas Senior é utilizar o padrão W3C. Desta forma, todas as instalações novas já possuem a definição do padrão W3C.