ERP - Proprietária - Onde é possível encontrar informações sobre o funcionamento das licenças Flutuantes/Por Processo do Gestão Empresarial | ERP
Dúvida
Onde é possível encontrar informações sobre o funcionamento das licenças Flutuantes/Por Processo do Gestão Empresarial | ERP?
Solução
Importante
- Neste artigo você encontrará informações adicionais sobre como é o funcionamento das Licenças Flutuantes/Por Processo do Gestão Empresarial | ERP. No entanto, é de extrema importância que você verifique a documentação existente para esse processo:
- As orientações presentes neste artigo não se aplicam quando o licenciamento contratado é por área.
Com relação aos usuários do sistema Gestão Empresarial | ERP, temos os seguintes conceitos:
1. Usuários do Sistema
São os usuários cadastrados no SGU. Estes usuários não possuem ligação com as conexões por processos ou flutuantes do Sistema.
2. Conexões
Quando um usuário acessa o Sistema e abre uma tela, será consumida uma conexão. Esta conexão pode ser do tipo Flutuante ou Por Processo.
3. Permissão de utilização das Conexões
No SGU pode-se definir quais os usuários que terão permissão para utilizar as conexões Flutuantes do Sistema.
Essa permissão é dada acessando o menu Segurança / Direitos Gerais, dando permissão no direito Consumir conexão Flutuante, conforme imagem abaixo:
Por padrão todos os usuários possuem permissão para consumir as conexões flutuantes. Ao retirar determinados usuários ou grupos desta permissão, eles somente utilizarão as conexões por processo.
4. Conexões Flutuantes
Se o usuário possuir permissão para consumir as conexões flutuantes, ao abrir uma tela que tenha conexão por processo, será consumida automaticamente uma conexão por processo. Se este mesmo usuário fechar a tela a abrir uma tela que não tenha conexão por processo, a conexão do usuário será automaticamente alterada para uma conexão flutuante.
Ao se esgotarem as conexões de determinado processo, e um usuário que não tenha permissão para utilizar as conexões flutuantes tentar abrir a tela seu acesso será negado. Se o usuário possuir permissão para utilizar conexões flutuantes, a tela será aberta normalmente.
5. Conexões Por Processo
Se na sua licença do sistema existir liberação de conexões por processo, quando o usuário abrir uma tela que possua conexão por processo, será então registrado o consumo de uma conexão por processo pelo usuário.
Caso o usuário não possuir permissão para consumir as conexões flutuantes, ao abrir uma tela que tenha conexão por processo, a tela será aberta normalmente. Se o usuário tentar abrir uma tela que não tenha conexão por processo, o Sistema tentará utilizar uma conexão Flutuante, mas como este usuário não possui permissão para tal, será negado o acesso a tela, pois ele não pode utilizar uma conexão Flutuantes, mesmo que ele tenha permissão de acesso ao Menu/Tela do Sistema.
Importante
- Quando o usuário entra no sistema, será verificada a quantidade de usuários disponíveis na proprietária. Havendo disponibilidade de usuários, será liberado o acesso ao Sistema. Porém, neste momento nenhuma conexão é consumida (Processo ou Flutuante). Ao abrir uma tela (que exija controle de conexão), será então registrada uma conexão flutuante atrelada ao usuário logado. Este processo ocorre somente no momento em que uma tela do Sistema é aberta, não havendo um meio de atrelar o usuário a um tipo de conexão;
- Conforme descrito acima, você deve configurar no SGU quais os usuários que terão permissão para utilizar as conexões Flutuantes.
6. Exemplo prático:
Leve em consideração a existência do seguinte cenário:
- O processo A possui privilégio de três conexões por processo;
- O usuário Pedro, é um usuário com permissão flutuante;
- O usuário João não tem permissão de usuário flutuante.
Assim sendo:
- O usuário João entra no sistema, e executa a tela do Processo A. Uma conexão por processo irá ser ativada;
- O usuário Pedro entra no sistema, e executa a tela do Processo A. Duas conexões por processo serão ativadas;
- O usuário Pedro também acessa uma outra tela como usuário Flutuante, a partir desse momento, sua conexão é tratada como flutuante, sendo consumida uma conexão flutuante para a tela logada, processo A.
- Ao final desse cenário exemplificado, haverá o consumo de uma conexão Flutuante e uma conexão por processo.
Observação
Para maiores informações sobre proprietárias e licenças dos sistemas da Senior, consulte o artigo TECNOLOGIA - Proprietárias e Licenças - Onde é possível encontrar informações diversas sobre Proprietárias e Licenças dos sistemas da Senior (índice).