8297 - Restore CDBS ORA-12899
Problema: Descrição do Problema: Estou tentando voltar um backup do sistema via CBDS, com o arquivo vetorh-imp.sdm, e o mesmo está gerando erros na execução, segue anexo log do mesmo.
O problema apresentado é referente ao tamanho do campo, de acordo com o log os dados inseridos são maiores que o tamanho do campo, porém em outro banco consegui voltar o backup normalmente, o que levou a crer que o problema não está no arquivo mas sim no banco. Até porque os dados das tabelas não estão maiores que os limites dos campos, verifiquei isso no outro banco de dados.
O banco de dados do cliente que está com este problema é o Oracle 11g, está configurado com o charset AL23UTF8.
Erro ao tentar inserir 12 registro na tabela R008EVC.
Banco de Dados: Oracle 11.
Erro do Banco (12899): ORA-12899: value too large for column VETORH.R008EVC.DESEVE (actual: 27, maximum: 25)
Solução: Solução (incluir preceitos legais):
Informamos que o CBDS não é uma ferramenta de backup, para essa finalidade deve-se utilizar uma ferramenta/rotina do próprio banco.
A vantagem de um backup feito pelo CBDS, é que ele possibilita uma maior portabilidade, pois um SDM pode ser restaurado em qualquer banco homologado pela Senior.
Uma situação em que pode ser utilizado um backup pelo CBDS, é quando o cliente está em implantação. A base ainda estará pequena e poderá ser facilmente restaurada nos bancos locais. Mas principalmente utilizado para backup de uma Tabela em específico por exemplo.
Já tivemos problemas com backups feitos pelo CBDS quando a base é muito grande. Não há como determinar limite, pois este não é um problema do CBDS, e sim de falta de memória de máquina. O usuário para geração do Backup, deverá ser um usuário DBA do Banco de Dados, logar no CBDS e fazer o backup desejada.
Nesses casos é sempre mais viável a utilização de ferramentas do banco para se fazer um backup.
Aconselhamos aos clientes a fazerem sempre backups pelo banco, principalmente na rotina de backup diário. Além de ser mais rápido, também é mais seguro.
Em regras de homologação, verificamos que para o caso do oracle está homologado o idioma PORTUGUESE_BRAZIL.WE8ISO8859P1
E um cliente foi resolvido alterado para a versão homologada, confirme descrito no help FerramentasApoio.chm.
Também ficar atento se a versão do SDM criado é compatível com a versão do Sistema que está sengo restaurado assim como o TBS, pois caso o tbs tenha alterações esse probema poderá ser gerado
O problema apresentado é referente ao tamanho do campo, de acordo com o log os dados inseridos são maiores que o tamanho do campo, porém em outro banco consegui voltar o backup normalmente, o que levou a crer que o problema não está no arquivo mas sim no banco. Até porque os dados das tabelas não estão maiores que os limites dos campos, verifiquei isso no outro banco de dados.
O banco de dados do cliente que está com este problema é o Oracle 11g, está configurado com o charset AL23UTF8.
Erro ao tentar inserir 12 registro na tabela R008EVC.
Banco de Dados: Oracle 11.
Erro do Banco (12899): ORA-12899: value too large for column VETORH.R008EVC.DESEVE (actual: 27, maximum: 25)
Solução: Solução (incluir preceitos legais):
Informamos que o CBDS não é uma ferramenta de backup, para essa finalidade deve-se utilizar uma ferramenta/rotina do próprio banco.
A vantagem de um backup feito pelo CBDS, é que ele possibilita uma maior portabilidade, pois um SDM pode ser restaurado em qualquer banco homologado pela Senior.
Uma situação em que pode ser utilizado um backup pelo CBDS, é quando o cliente está em implantação. A base ainda estará pequena e poderá ser facilmente restaurada nos bancos locais. Mas principalmente utilizado para backup de uma Tabela em específico por exemplo.
Já tivemos problemas com backups feitos pelo CBDS quando a base é muito grande. Não há como determinar limite, pois este não é um problema do CBDS, e sim de falta de memória de máquina. O usuário para geração do Backup, deverá ser um usuário DBA do Banco de Dados, logar no CBDS e fazer o backup desejada.
Nesses casos é sempre mais viável a utilização de ferramentas do banco para se fazer um backup.
Aconselhamos aos clientes a fazerem sempre backups pelo banco, principalmente na rotina de backup diário. Além de ser mais rápido, também é mais seguro.
Em regras de homologação, verificamos que para o caso do oracle está homologado o idioma PORTUGUESE_BRAZIL.WE8ISO8859P1
E um cliente foi resolvido alterado para a versão homologada, confirme descrito no help FerramentasApoio.chm.
Também ficar atento se a versão do SDM criado é compatível com a versão do Sistema que está sengo restaurado assim como o TBS, pois caso o tbs tenha alterações esse probema poderá ser gerado