ERP - Processo Agendado - Como efetuar a depuração de uma regra ou efetuar a coleta de um log de SQLMon em um Processo Agendado/Processo Automático (-agendador:?)
Dúvida
Como efetuar a depuração de uma regra ou efetuar a coleta de um log de SQLMon em um Processo Agendado/Processo Automático (-agendador:?)?
Solução
Para realizar a depuração de uma regra ou efetuar a coleta de um log do SQLMon para a execução de um processo agendado, execute os seguintes passos:
1. Executar processo automático sem Middleware (diretamente pelo aplicativo SapiensServer - sapienssrv)
1.1. Acesse a pasta de instalação do Gestão Empresarial | ERP;
1.2. Localize o executável sapienssrv.exe e gere um atalho deste executável;
1.3. Localize o atalho criado, clique com botão direito e acesse a opção Propriedades;
1.3.1. No campo Destino, adicione os parâmetros -candebug -agendador:? (exatamente como descrito, com hífen no começo, dois pontos e com ponto de interrogação no final).
Exemplo do parâmetro -agendador:? adicionado
Observação
Você pode digitar diretamente o número do processo agendado ao invés do ponto de interrogação. Exemplo: -agendador:50. Neste caso, o sistema não solicitará o código do processo (que é o passo descrito no tópico 2.1. deste artigo).
Atenção
Em alguns ambientes pode ser necessário adicionar o parâmetro -debug na linha de comando, juntamente com os parâmetros -candebug -agendador, pois o Sapienssrv.exe pode não ficar disponível para execução do processo após o Login.
1.3.2. Salve as alterações no atalho;
Importante
Caso você deseje coletar o Log SQLMon da execução do processo agendado, esse será o momento que você irá abrir o SQLMon. Para maiores informações sobre SQLMon, verifique o artigo TECNOLOGIA - SQLMon - Onde é possível encontrar informações sobre o aplicativo SQLMon para utilização em sistemas com Tecnologia G5 (índice).
1.4. Execute o atalho;
1.4.1. O aplicativo SapiensSrv.exe será aberto solicitando o código do processo a ser executado:
1.4.2. Digite o código do processo, que deve ser o mesmo código cadastrado na tela F000AGE - Recursos / Processos Automáticos / Cadastro. Exemplo:
Importante
Note que você deve verificar na tela F000AGE - Recursos / Processos Automáticos / Cadastro o Código do Processo e não o código da Rotina Sapiens.
1.4.3. O sistema solicitará usuário e senha para execução do processo. Digite essas credenciais:
Importante
Se você está efetuando a depuração de algum processo, então é importante digitar as mesmas credenciais do processo que é executado no ambiente onde o eventual incidente ocorre
1.4.4. Será aberta a janela de execução do processo, conforme exemplo abaixo:
Você deve clicar no botão Clique aqui para Executar para iniciar a execução do processo.
Importante
Caso você deseje coletar o Log do SQLMon, é neste momento (antes de clicar no botão) que você deve retirar a pausa do log do SQLMon.
1.4.5. O processo será executado e gerará um retorno da execução, conforme exemplo abaixo:
Importante
- A mensagem indica o tipo de retorno logo após o Resultado (no exemplo acima foi 1-Sucesso). A mensagem também indica todas as possibilidades de retorno:
- 0 - Sem sucesso;
- 1 - Sucesso;
- 2 - Ignorado.
- O botão Detalhes pode ser utilizado para verificação de detalhes da execução Sem Sucesso, quando os mesmos estiverem disponíveis.
2. Executar processo automático com Middleware (usando Middleware em modo de Exibição/Depuração)
Para que você possa realizar o processo de depuração de uma regra ou coleta de Log de SQLMon de um processo agendado executado no Middleware, você deve obrigatoriamente realizar os procedimentos descritos no artigo TECNOLOGIA - Middleware - Como configurar o Senior Middleware para modo de exibição de instâncias (depuração).
A diferença é que você deverá executar o parâmetro -agendador:<numero_processo> junto na linha de comando para executar o Gerenciador de Aplicações do Middleware.
Exemplo de linha de comando:
C:\Senior\SeniorMiddleware.exe -amgr -agendador:51 id:senior instid:2326515
Importante
Para este cenário, o Middleware executará apenas o processo agendado definido na linha de comando do Gerenciador de Middleware, não estando disponível para outros tipos de execuções enquanto que você estiver realizando esse procedimento.