eSocial S-2240 - Não foram encontradas atividades desempenhadas
Descrição da Situação:
Ao gerar o S-2240, ocorre erros referente as atividades desempenhadas pelo colaborador. Como resolver?
Rotina / Tela:
eSocial SST.
Solução:
select * from r038hpo where numemp = '?' and tipcol = '?' and numcad = '?'
- NUMEMP: Substituir o ? pelo código de empresa do colaborador.
- TIPCOL: Substituir o ? pelo tipo de contrato do colaborador. Informe 1 para empregado ou 2 para terceiro ou 3 para parceiro.
- NUMCAD: Substituir o ? pelo código de matrícula do colaborador.
O campo TERATU armazena a data de término do histórico do colaborador naquele determinado posto. Contudo, para postos em que o colaborador ainda está atuando, o campo TERATU precisa retornar obrigatoriamente a data de 04/06/2080 ou 2080/06/04, caso contrário, o colaborador não herdará os cadastros do GHE devido ao posto estar com uma data de término inconsistente. A solução neste caso é ajustar o campo TERATU para considerar a data de 04/06/2080 quando houver casos em que a data estiver como 31/12/1900. Qualquer dúvida, entrar em contato com o suporte para auxiliar neste ajuste via banco de dados. Este tipo de inconsistência geralmente ocorre quando o histórico de posto foi gerado por algum tipo de importação/integração de outro sistema terceiro que não foi tratado ao ser inserido na tabela R038HPO. Outra possibilidade é o colaborador ter passado por uma transferência e durante o processo ter ocorrido algum problema no sistema ou no banco de dados, gerando essa inconsistência na data de término do histórico de posto do colaborador.
Outros detalhe importante é que para que apareça as opções atividades de cargo e atividades de posto conforme print abaixo, alguns critérios precisam ser obedecidos:
- º É necessário que o campo Descrição Histórica de Cargo esteja assinalado como SIM em Diversos > Assinalamentos.
- º Para as atividades do posto é necessário que o vínculo do colaborador com o GHE seja através do posto de trabalho em Segurança > Configurações de segurança.