23731 - Ordem de Serviço (GHE) - Atividades Desenvolvidas e Atividades de Risco
Problema:
Ao imprimir o PPP, é necessário se atentar a algumas parametrizações, por exemplo, se a descrição de Atividade é muito detalhada e extensa, é necessário parametrizar o campo Respeitar tamanhos definidos pelo INSS como N, pois se não, a descrição das atividades pode vir com as informações quebradas/cortadas. Outro campo importante neste caso é o Agrupar descrição das atividades no mesmo período. Lembra que nas imagens acima a Profissiografia trouxe dois períodos iguais para cada item de descrição? Este campo permite você definir que ao imprimir o PPP, os períodos se agrupem e a descrição das atividades também, conforme exemplo abaixo:
Em amarelo está destacado o item de descrição 1 (Principais Atividades). O texto destacado em azul é referente ao item de descrição 2 (Atividades de Risco):
Dúvida quanto a origem da seção Atividades Desenvolvidas e seção Atividades de Risco. De onde o sistema busca as informações?
Rotina / Tela:
Segurança > Listar > Relatório 11 - Ordem Serviço (GHE)
Solução: Atividades de Risco - Refere-se as atividades de risco parametrizadas no cadastro do PPRA, sendo possível listar as atividades de risco cadastradas para o GHE, para os itens de descrição do cargo ou para os itens de descrição do Posto. É possível considerar as 3 opções ao mesmo tempo. Segue exemplos nos anexos 1 e 2 utilizando o relatório do PPP que também se baseia nos mesmos parâmetros utilizados para listar as atividades de risco na Ordem de Serviço.
ATIVIDADES DE RISCO NO PPRA POR GHE
Em Tabelas > Postos de Trabalho > Estruturas, na guia Itens de Descrição você insere quantos itens de descrição a estrutura de postos terá:
Estes itens de descrição precisam ser inseridos no cadastro do PPRA na guia Atividades de Risco em Segurança > PPRA por GHE > Cadastro PPRA. Só será possível indicar estes itens caso a opção atividade de risco esteja indicada na Estrutura de Postos (imagem acima).
Estes itens, conforme definido na imagem acima, irão definir quais descrições serão consideradas no PPP por exemplo. Nesta instrução, foi indicado os itens 1-2 (imagem acima), ao imprimir o PPP, o mesmo irá considerar as informações cadastradas nos itens Principais Atividades e Atividades de Risco:
Ao gerar o PPP, o mesmo gerou dois registros na Profissiografia, o 1º registro condiz com o item de descrição 1 (Principais Atividades) e o 2º registro condiz com o item de descrição 2 (Atividades de Risco):
Em Tabelas > Postos de Trabalho > Estruturas, na guia Itens de Descrição você insere quantos itens de descrição a estrutura de postos terá:

Estes itens de descrição precisam ser inseridos no cadastro do PPRA na guia Atividades de Risco em Segurança > PPRA por GHE > Cadastro PPRA. Só será possível indicar estes itens caso a opção atividade de risco esteja indicada na Estrutura de Postos (imagem acima).

Estes itens, conforme definido na imagem acima, irão definir quais descrições serão consideradas no PPP por exemplo. Nesta instrução, foi indicado os itens 1-2 (imagem acima), ao imprimir o PPP, o mesmo irá considerar as informações cadastradas nos itens Principais Atividades e Atividades de Risco:

Ao gerar o PPP, o mesmo gerou dois registros na Profissiografia, o 1º registro condiz com o item de descrição 1 (Principais Atividades) e o 2º registro condiz com o item de descrição 2 (Atividades de Risco):





Ao imprimir o PPP, é necessário se atentar a algumas parametrizações, por exemplo, se a descrição de Atividade é muito detalhada e extensa, é necessário parametrizar o campo Respeitar tamanhos definidos pelo INSS como N, pois se não, a descrição das atividades pode vir com as informações quebradas/cortadas. Outro campo importante neste caso é o Agrupar descrição das atividades no mesmo período. Lembra que nas imagens acima a Profissiografia trouxe dois períodos iguais para cada item de descrição? Este campo permite você definir que ao imprimir o PPP, os períodos se agrupem e a descrição das atividades também, conforme exemplo abaixo:

Em amarelo está destacado o item de descrição 1 (Principais Atividades). O texto destacado em azul é referente ao item de descrição 2 (Atividades de Risco):

IMPORTANTE: É importante lembrar que este cenário trata-se de um exemplo, pois o cliente não precisa necessariamente possuir 2 itens de descrição, ou seja, fica a critério do mesmo definir quantos itens de descrição deseja possuir em sua base para cada posto de trabalho através do cadastro da Estrutura de Postos.
Atividades Desenvolvidas - Refere-se as atividades cadastradas na Descrição Sumária do cargo em Tabelas > Cargos > Cargos e é apresentada no relatório 11 - Ordem de Serviço quando o campo Apresenta Descrição cargo está parametrizado como 'S-Sim' em Segurança > Definições por empresa > guia Ordem de Serviço.
Em Segurança > Definições por Empresa > guia Ordem de Serviço é possível definir se o relatório irá listar ou não as atividades desenvolvidas pelo colaborador. Se o campo Apresenta Descrição Cargo estiver parametrizado como S-Sim, o relatório irá apresentar a seção Atividades Desenvolvidas:
Seção Atividades Desenvolvidas:
Contudo, para que as informações sejam listadas nesta seção, é necessário que estejam cadastradas previamente no cadastro do cargo do colaborador no menu Tabelas > Cargos > Cargos > campo Descrição Sumária.
Se estiver parametrizado como N-Não, ao listar o relatório, a seção Atividades Desenvolvidas não será apresentada:

Seção Atividades Desenvolvidas:

Contudo, para que as informações sejam listadas nesta seção, é necessário que estejam cadastradas previamente no cadastro do cargo do colaborador no menu Tabelas > Cargos > Cargos > campo Descrição Sumária.


Se estiver parametrizado como N-Não, ao listar o relatório, a seção Atividades Desenvolvidas não será apresentada:
