ERP - Proprietária - WebService definido em Regra LSP - Definição inválida: tipo de variável inválido: XX. (Linha XX)
Incidente
Ao executar algum processo relacionado com um WebService acionado via regra ocorre a seguinte mensagem: Definição inválida: tipo de variável inválido: XX. (Linha XX).
Causa
Essa situação ocorre pois a regra está fazendo a chamada de um WebService que não está disponível nos WebService liberados no sistema.
Solução
Para correção deste problema é necessário utilizar uma proprietária que libere o WebService que você esteja utilizando dentro de alguma regra.
Geralmente essa situação passa a ocorrer quando a regra é definida baseada em uma proprietária que possui a liberação de vários WebServices, sendo que essa proprietária é atualizada e a nova proprietária não possui mais liberado os WebServices que estão presentes nas regras do sistema.
Desta forma, siga os passos abaixo:
1. Verifique o artigo ERP - Proprietária - Como verificar os WebServices que devem ser liberados no sistema de acordo com os Módulos disponíveis na Proprietária;
2. Acesse as regras do sistema e verifique qual o WebService que está ocorrendo essa situação;
2.1. Para acessar as regras utilize o menu Recursos / Implementações / Regras;
3. Acesse o menu Ajuda / Informações da Proprietária e valide se os módulos necessários para utilização dos WebServices definidos nas regras estão disponíveis na proprietária.
3. Caso você tenha validado que seu contrato com a Senior prevê a liberação dos módulos necessários para utilização dos WebServices que você tem definido nas regras, mas os mesmos não estão disponíveis na Proprietária, execute as ações abaixo:
3.1. Solicite a atualização on-line da proprietária conforme descrito no artigo TECNOLOGIA - Proprietária - Como efetuar a atualização on-line da Proprietária dos sistemas G5/G6;
3.2. Após a atualização da proprietária, repita a execução do processo que está gerando o erro;
3.3. Caso a situação se repita, envie um e-mail para nossa área de Cópias (endereço: copias@senior.com.br) reportando qual o módulos estão ausentes da proprietária;
3.4. Aguarde o retorno com as orientações da nossa área de Cópias sobre este assunto;
3.5. Após o ajuste na proprietária efetuado pela área de Cópias da Senior, execute novamente a ação do passo 3.1.
Observação
Para maiores informações sobre proprietárias e licenças dos sistemas da Senior, consulte o artigo TECNOLOGIA - Proprietárias e Licenças - Onde é possível encontrar informações diversas sobre Proprietárias e Licenças dos sistemas da Senior (índice).