23530 - Travamento cadastros Cliente/Fornecedor/Transportadora x F191CPT
Problema:
Solução:
Descrição do Problema: ao ser executada uma das rotinas abaixo:
- Solicitado o cadastramento de novos Clientes, Fornecedores e Transportadoras (via telas ou WebServices);
- Solicitada atualização cadastral através da tela F000APA - Cadastros / Clientes e Fornecedores / Atualização Cadastral;
- Efetuada troca de CNPJ de Clientes, Fornecedores e Transportadoras (via telas ou WebServices).
O sistema ERP "trava" e nenhum processo é executado após o acionamento do processo de inclusão/atualização do cadastro.
Rotina / Tela: Cadastro de Cliente, Fornecedor e Transportadora
Rotina / Tela: Cadastro de Cliente, Fornecedor e Transportadora
Solução:
Solução: quando existem parametrizações na tela F191CPT - Cadastros / Empresas / Parâmetros de Integração, o sistema ERP ativa a rotina de consulta de cadastro na SEFAZ (vide documentação: https://documentacao.senior.com.br/gestaoempresarialerp/5.8.11/#menu_controladoria/consulta_cadastros_sefaz.htm).
Ocorre que, se os dados de comunicação com o eDocs estiverem incorretos, o sistema ERP poderá tentar acionar os recursos do WebService do eDocs e, se eles não forem encontrados (ou até mesmo encontrados os recursos incorretos - exemplo: encontrado como resposta o GlassFish do Middleware ao invés do WebService do eDocs), e como a resposta a tentativa de comunicação não é esperada, o sistema apresentará travamento.
Desta forma, é necessário que os dados de comunicação com o eDocs na tela F191CPT sejam revisados.
Informação adicional: caso haja necessidade de analisar questões referentes a integração do eDocs com o ERP via WebServices do eDocs em outras situações, pode-se utilizar as informações da solução "Nº 21801 - ERP x eDocs - Comunicação via WebService eDocs - Análise de Problemas" do nosso banco de soluções.