Problema: Quando o fornecedor é pessoa física, primeiro o valor passa pelo Rubi para gerar as informações para os arquivos fiscais e gerar o título de INSS, após o título de INSS é integrado no ERP.
A entrada do RPA é feito no ERP, gerando o título no valor total da nota fiscal, porém no momento da baixa, ocorre a retenção do INSS ficando este valor em duplicidade. É necessário que seja informado o valor do INSS no finanças pois é necessário que o financeiro saiba o valor liquido a pagar.
Quando ocorre / onde se aplica: Entrada da NF e Baixas do título do CPA.
Solução: Solução 13635: Não possuímos nenhum identificador de regras que faça esse tipo de consistência, até mesmo porque o título de INSS que vem do Rubi não terá vínculo com o RPA que será lançado diretamente no ERP.
Mas para que não gere título de INSS em duplicidade, poderá fazer da seguinte forma:
* Na transação de entrada do RPA, na guia INSS, informe 'Subtrair ( - )' no campo INSS/Funrural NFE;
* Na transação de baixa do título, altere para 'N' o campo Gerar Título INSS;
* Na tela F001TIT - Cadastros / Transações / Parâmetros por Gestão / Configuração para geração de títulos de impostos (Compras/Vendas), inative a geração de título de INSS para a transação de baixa do título e para a transação de entrada do RPA.
Ao dar entrada do RPA, informe o percentual do INSS nos itens da nota, desta forma, o valor do título no financeiro será gerado no valor líquido, subtraindo o valor do INSS e não será gerado o título de imposto.