ERP – SPED Contábil – Como relacionar uma conta contábil com duas contas do plano referencial
Dúvida
Como relacionar uma conta contábil com duas contas do plano referencial no módulo Cadastros?
Solução
Para relacionar uma conta contábil com duas contas do plano referencial é necessário que tenha o relacionamento por centro de custos, para isso realize os passos a seguir:
1. Acesse a tela F043RMP_1 - Cadastros / Modelos de plano / Relacionamentos / Entre planos, informe o Modelo Plano Origem, o Modelo Plano C.Custo e o Modelo Plano Destino, faça o relacionamento com o plano referencial de uma conta contábil. Em seguida, posicione o cursor sobre a conta que quer duplicar o relacionamento e aperte a tecla Insert no teclado para inserir um novo relacionamento para a mesma conta contábil:
Assim, a rotina permite relacionar mais de um centro de custo para a mesma conta contábil e a mesma conta referencial ou para contas referenciais diferentes.
Observação
Para mais informações sobre o relacionamento por centro de custo, consulte o artigo ERP – Relacionamentos – Como preencher o centro de custo analítico no relacionamento entre o plano contábil e o referencial para a geração das declarações por centro custo.
Importante
Ao configurar o relacionamento desta forma, obrigasse a entrega de todo o SPED Contábil com centro de custos.
O relacionamento normal (sem centro de custo) somente permite fazer uma conta contábil (plano contábil) com uma conta referencial (plano referencial), ou ainda duas contas contábeis com uma conta referencial, ou seja, não há como fazer 1 para N, somente N para 1 ou 1 para 1.
Observação
Para mais informações sobre o SPED Contábil no Gestão Empresarial | ERP, consulte o artigo ERP – SPED Contábil - Onde é possível encontrar informações sobre o processo de configuração e exportação do SPED Contábil (índice).