Problema: Descrição do Problema: Como o SPED Fiscal e SPED Contribuições trata as alterações cadastrais realizadas em cadastros de clientes, fornecedores, produtos e etc.?
Rotina / Tela: Na geração do SPED Fiscal e SPED Contribuições.
Solução: Solução 9440: A data de atualização fiscal do registro de historio para o cadastro de cliente, fornecedor, produto, entre outros, significa que a alteração que está presente no histórico destas estruturas eram válidas até o dia imediatamente anterior a data da atualização fiscal (F000HIS - Cadastros / Consultas / Históricos Cadastrais). A partir desta data vale a alteração fiscal posterior ou o cadastro do produto.
Por exemplo:
<CADASTRO DO PRODUTO> Produto XPTO com Classificação fiscal ABC.
<HISTÓRICO ALTERADO 31/05/2013> Produto XPTO com Classificação fiscal XYZ.
Isso significa que a classificação fiscal XYZ era válida até o dia 30/05/2013. A partir desta data a classificação fiscal válida é ABC.
Na geração do arquivo do SPED Fiscal e Contribuições todas as buscas de históricos obedecem a regra conceitual explicada anteriormente, assim, no último dia do mês (31/05/2013) a classificação fiscal válida é ABC.
Se o cliente está alterando a data de atualização fiscal do histórico do produto para considerar este histórico como final do período, a data que deve ser atribuída é 01/06/2013. Assim o arquivo de maio/2013 neste cenário o produto XPTO terá a classificação fiscal XYZ. E no arquivo do mês de junho/2013 terá a classificação fiscal ABC.