TECNOLOGIA - WebServices - Como realizar testes com os WebServices das tecnologias G5/G6 (MCDebug)
Dúvida
Como realizar testes com os WebServices das tecnologias G5/G6, passando os parâmetros de entrada e verificando os retornos gerados?
Solução
A Senior disponibiliza em seus sistemas o parâmetro -mcdebug, que ativa o modo de depuração multicamada de webservices.
Importante
- O modo de depuração multicamada (MCDebug) está disponível em todos os sistemas de Tecnologia G5/G6. Neste artigo será utilizado um exemplo específico, mas ele serve de base para utilização em qualquer sistema dessas tecnologias.
- Você também pode consultar informações sobre o MCDebug:
- Acessando a documentação do Gestão Empresarial | ERP com informações sobre esse processo. Clique aqui para acessar esta documentação;
- Acessando a documentação com informações sobre retorno manual via MCDebug (processo muito utilizado na integração eDocs com Gestão Empresarial | ERP, mas que pode servir de apoio para execução deste processo em qualquer WebService). Clique aqui para acessar essa documentação;
- Verificando vídeo explicativo exemplificando o processo de retorno do eDocs ao Gestão Empresarial | ERP. Acesse o artigo ERP - eDocs - Como efetuar testes de retornos manuais via SeniorSID e WebServices (MCDebug) (vídeo explicativo).
- Caso você tenha os sistemas da Senior em ambiente Cloud da Senior, os passos 1 ao 5 descritos nesse artigo são realizado pela equipe de IT Services, sendo que um atalho é liberado para que você possa efetuar este acesso. Caso você não tenha liberação para acesso ao MCDebug, você deverá solicitar através de um ticket para IT Services essa liberação (não esqueça de indicar para qual sistema/módulo e para qual ambiente você deseja o acesso).
Para efetuar o teste via MCDebug, siga os passos abaixo:
1. Acesse a pasta de instalação do sistema. Exemplo: C:\senior\vetorh.
Observação
Este processo pode ser feito no servidor ou em alguma das estações, mas só está disponível para o tipo de acesso Cliente-Servidor (não está disponível para acesso via WA-Windows Access ou BA-Browser Access)
2. Dentro da pasta do sistema, localize o atalho do módulo que deseja testar. Neste artigo, será utilizado o módulo Administração de Pessoal do sistema Gestão de Pessoas | HCM;
3. Copie este atalho e cole na mesma pasta, gerando um segundo atalho para o mesmo sistema;
Importante
Se não existir um atalho do sistema na pasta, você pode criar um atalho a partir do executável do sistema. No caso do sistema Gestão Empresarial | ERP, por exemplo, o nome do executável é sapiens.exe.
4. Após copiar, renomeie o atalho para identificar que este será o MCdebug:
5. Abra as propriedades do atalho, e adicione ao final do campo Destino o parâmetro -mcdebug, conforme o exemplo. Após efetuar essa alteração, aplique as alterações e clique em OK.
6. Execute o sistema através do atalho recém criado. A tela abaixo com todos os webservices será exibida:
Observação
Se a tela não for exibida, você pode acessá-la pelo menu Diversos / Multicamada.
7. Através dessa tela, você poderá executar todos os webservices do sistema, clicando duas vezes sobre o webservice. Será apresentada a tela com os parâmetros de entrada;
7.1 Informe os parâmetros de entrada e clique em Executar. O retorno da execução será exibido na parte inferior desta tela;
Execução:
Resultado:
- Importante
Atente-se aos modos execução. Para maiores informações sobre os modos de execução, verifique o artigo TECNOLOGIA - WebServices - Quais são as formas/métodos disponíveis para acionamento de um WebService (Síncrono, Assíncrono, Local e Agendado); - Para informações sobre depuração de regras via MCDebug, verifique o artigo TECNOLOGIA - WebServices - Como realizar depuração de regras na execução de um WebService no MCDebug em Modo Local.
Para mais informações sobre os WebServices do Gestão Empresarial | ERP, consulte o artigo ERP - WebServices - Onde é possível encontrar informações diversas sobre processo de integração via WebServices (índice).