ERP – Cadastros – Como realizar a atualização de CEP
Dúvida
Como realizar a atualização de CEP?
Solução
Para tratar este cenário, siga as orientações abaixo:
1. Entre em contato com a central dos Correios e solicite um arquivo com os CEP's atualizados para realizar a importação dos registros para o Gestão Empresarial | ERP;
2. Para realizar a importação do arquivo de CEP's, acesse a tela Recursos / Implementações / Importação/Exportação / Editar;
2.1. Faça a importação através do layout de importação padrão 001 disponível no sistema;
Importante
- Este arquivo dos Correios deve ter os TXTs fixos e não delimitados, do contrário não ficará compatível com o leiaute padrão do sistema;
- Verifique se os arquivos adquiridos possuem abrangências (faixas de CEP's) e não os CEP's separados;
- Como o arquivo está em constante mudanças e o Download do arquivo não é gratuito, não dispomos destes arquivos para importação, sendo necessário entrar em contato com os Correios para adquirir os arquivos (a disponibilização dos arquivos de forma gratuita pela Senior infringiria a Lei de Direitos Autorais);
- Através do site dos Correios é possível efetuar o Download do arquivo atualizado, porém para a importação no ERP será necessário garantir que o arquivo esteja de acordo com a estrutura esperada pelo leiaute de importação padrão do sistema (código 001), ou deverá ser criado um novo leiaute de importação compatível com o arquivo;
- Este processo também se aplica ao Gestão Empresarial | GO UP.
3. Existe a possibilidade de utilização também da rotina de Importação de CEPs - e-DNE. Para maiores informações sobre ela, acesso o Manual de Usuário do ERP e pesquise pelo termo "Importação de CEPs - e-DNE".
Importante
A rotina de Importação de CEPs - e-DNE não está disponível para Gestão Empresarial | ERP GOUP.