15595 - Transação não localizada - E001TFI
Problema: Descrição do Problema: a ser efetuado algum procedimento relativo a títulos no ERP Senior (seja via telas do sistema ou integração via WebService/SID), o processo não é concluído, sendo gerada a mensagem Transação não localizada - E001TFI
Observações:
- A mensagem Transação não localizada - E001TFI poderá ser precedida de outras mensagens como, por exemplo, Não foi possível efetuar baixa do título à vista.
- A situação poderá ocorrer em diversas rotinas do financeiro, ou rotinas que integram com o financeiro.
Quando ocorre / onde se aplica: processos no ERP que utilizam rotinas do financeiro
Solução: Solução: a mensagem de Transação não localizada - E001TFI ocorre quando o sistema ERP Senior tenta buscar informações de uma transação na tabela E000TFI (tabela responsável por armazenar parametrizações das transações do financeiro) e não localiza a transação utilizada no processo nesta tabela.
A situação poderá ocorrer com transações da Tesouraria, do Contas a Pagar, do Contas e a Receber e de Comissões.
Para que uma transação do financeiro seja corretamene gravada na tabela E001TFI, é necessário verificar todas as parametrizações de cada transação nas respectivas telas de parametrização das transações por gestão.
Muitas vezes, o que ocorre, é que o usuário parametriza apenas uma das abas nas telas de parametrização, não passando pelas parametrizações de outras abas, e o sistema não gera o registro da transação na tabela E000TFI.
Para resolver a situação, deve-se verificar qual é a transação que está gerando o problema e entrar na tela de parametrização da transação (que irá variar dependendo do tipo da transação que está sendo utilizada). Seguem telas a serem verificadas:
F001TCX - Cadastros / Transações / Parâmetros por Gestão / Tesouraria
F001TCM - Cadastros / Transações / Parâmetros por Gestão / Comissões
F001TRE - Cadastros / Transações / Parâmetros por Gestão / Contas a Receber
F001TPA - Cadastros / Transações / Parâmetros por Gestão / Contas a Pagar
Exemplo: se a situação estiver ocorrendo em uma baixa de título por substituição, onde esteja sendo utilizada a transação 90356, deve-se entrar na tela F001TRE e conferir a parametrização da transação em todas as abas da tela, passando com o cursor em todos os campos para garantir que o registro será gravado (a utilização da tecla TAB auxilia neste processo). Por fim, para garantir que há um registro na tabela E000TFI, poderá ser efetuado um select na base de dados.
Dica: caso o processo esteja sendo realizado e não há certeza da transação que está causando a mensagem, poderá ser gerado um SQLMon da rotina. No Log ficará evidente a transação que nãó é encontrada na tabela.
Público: Interno, canais/consultores, clientes
Observações:
- A mensagem Transação não localizada - E001TFI poderá ser precedida de outras mensagens como, por exemplo, Não foi possível efetuar baixa do título à vista.
- A situação poderá ocorrer em diversas rotinas do financeiro, ou rotinas que integram com o financeiro.
Quando ocorre / onde se aplica: processos no ERP que utilizam rotinas do financeiro
Solução: Solução: a mensagem de Transação não localizada - E001TFI ocorre quando o sistema ERP Senior tenta buscar informações de uma transação na tabela E000TFI (tabela responsável por armazenar parametrizações das transações do financeiro) e não localiza a transação utilizada no processo nesta tabela.
A situação poderá ocorrer com transações da Tesouraria, do Contas a Pagar, do Contas e a Receber e de Comissões.
Para que uma transação do financeiro seja corretamene gravada na tabela E001TFI, é necessário verificar todas as parametrizações de cada transação nas respectivas telas de parametrização das transações por gestão.
Muitas vezes, o que ocorre, é que o usuário parametriza apenas uma das abas nas telas de parametrização, não passando pelas parametrizações de outras abas, e o sistema não gera o registro da transação na tabela E000TFI.
Para resolver a situação, deve-se verificar qual é a transação que está gerando o problema e entrar na tela de parametrização da transação (que irá variar dependendo do tipo da transação que está sendo utilizada). Seguem telas a serem verificadas:
F001TCX - Cadastros / Transações / Parâmetros por Gestão / Tesouraria
F001TCM - Cadastros / Transações / Parâmetros por Gestão / Comissões
F001TRE - Cadastros / Transações / Parâmetros por Gestão / Contas a Receber
F001TPA - Cadastros / Transações / Parâmetros por Gestão / Contas a Pagar
Exemplo: se a situação estiver ocorrendo em uma baixa de título por substituição, onde esteja sendo utilizada a transação 90356, deve-se entrar na tela F001TRE e conferir a parametrização da transação em todas as abas da tela, passando com o cursor em todos os campos para garantir que o registro será gravado (a utilização da tecla TAB auxilia neste processo). Por fim, para garantir que há um registro na tabela E000TFI, poderá ser efetuado um select na base de dados.
Dica: caso o processo esteja sendo realizado e não há certeza da transação que está causando a mensagem, poderá ser gerado um SQLMon da rotina. No Log ficará evidente a transação que nãó é encontrada na tabela.
Público: Interno, canais/consultores, clientes