TECNOLOGIA - Controle de Sessões - Inconsistências no registro de dados nas tabelas R911SEC/R911MOD (Sem gravar dados, Update em sessão existente, Campo R911SEC.DatTim não é alimentado)
Incidente
No processo de Controle de Conexões para as rotinas dos sistemas da família XT (Tecnologia G5/G6), ocorrem problemas no controle de conexões que são registradas nas tabelas R911SEC e R911MOD. Exemplos de problemas:
- Dados não são gravados nas tabelas R911SEC e R911MOD;
- Ao invés de ser gerada uma nova linha na tabela R911SEC quando uma nova sessão de usuário é aberta na mesma estação, é gerado um Update na linha já existente, alterando o ID da seção;
- Campo R911SEC.DatTim não é alimentado (fica zerado).
Causa
Este incidente ocorre, quando o usuário da base de dados não tem permissão adequada para acesso ao banco de dados.
Solução
Para que o incidente não ocorra, deve ser realizada a validação de OWNER dos objetos e certificar-se que foi dada a permissão. Para isso realize os passos a seguir:
Atenção
- A responsabilidade de executar esse processo é do DBA da sua empresa. Caso você não possua DBA para realizar esse processo, poderá contratar um DBA da Senior;
- O procedimento indicado abaixo deverá ser executado sem que nenhum usuário esteja acessando o sistema (nenhum processo deverá estar ocorrendo na base de dados).
1. Verifique no SeniorConfigCenter o usuário de banco informado:
2. Efetue o ajuste na permissão do usuário/base de dados conforme o banco de dados que o sistema está utilizando
2.1. Para banco de dados Microsoft SQL Server
Acesse uma ferramenta de banco de dados (Exemplo: Microsoft SQL Server Management) e execute o comando abaixo, substituindo XX pelo nome de usuário configurado no SeniorConfigCenter:
USE MASTER GO GRANT VIEW SERVER STATE TO XX
Exemplo:
Observação
Para maiores informações sobre permissões necessárias para banco de dados Microsoft SQL Server, acesse a Documentação da Tecnologia XT e procure pelas palavras 'Permissões do SQL Server necessárias para os sistemas Senior'
2.2. Para banco de dados Oracle;
Acesse uma ferramenta de banco de dados (Exemplo: Oracle SQL Developer) e execute o comando abaixo, substituindo XX pelo nome de usuário configurado no SeniorConfigCenter:
GRANT SELECT ANY TABLE TO XX
Observação
Para maiores informações sobre permissões necessárias para banco de dados Oracle, acesse a Documentação da Tecnologia XT e procure pelas palavras 'Permissões do Oracle necessárias para os sistemas Senior'
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema.
A orientação é que esses procedimentos sejam realizados pelo responsável do banco de dados.