TECNOLOGIA – Envio E-mails – Erro ao enviar e-mail: Erro ao processar comando SMTP: Bad address syntax
Incidente
No processo de Envio de E-mails, que pode estar atrelado a outros processos do sistema, no momento da conclusão do processo é gerada a mensagem: Erro ao enviar e-mail: Erro ao processar comando SMTP: Bad address syntax.
Exemplo de cenário onde a situação pode ocorrer: N processo de Ordens de Produção, ao tentar realizar um apontamento de uma OP que utiliza ferramentas, em conjunto com o identificador de regras CHA-900EMLIM01 (Clique aqui para acessar a documentação completa do identificador de regras CHA-900EMLIM01), é apresentada a mensagem Atenção - Erro ao gerar movimentos de ferramenta (E00EOF)! Erro ao enviar e-mail: Erro ao processar comando SMTP: Bad address syntax, não permitindo continuar o apontamento.
Causa
Essa situação ocorre porque o endereço enviado pode não estar correto, ou pode haver problema nas configurações de envio de e-mail.
Solução
Para que a mensagem não seja apresentada, siga os passos:
1. Confirme se o endereço do Remetente e do Destinatário estão corretos;
2. Faça um teste de envio de e-mail, acesse o menu Recursos / Enviar E-mail;
2.1. Informe o mesmo destinatário e remetente utilizar nos apontamentos, e verifique se será possível encaminhar o e-mail, se apresentar alguma mensagem de crítica, continue nos passos abaixo;
2.2. Acesse a tela F099UCA - Cadastros / Usuários / Cadastro (Cadastro de Usuários), informe o seu usuário, e remova o seu e-mail;
2.3. Acesse também a tela F099UCE - Cadastros / Usuários / Configurações de e-mail (Configurações de E-Mail), e remova todos os dados do seu usuário;
2.4. Acesse o SGU e remova a informação de e-mail do seu usuário se houver;
3. Volte no Gestão Empresarial | ERP, e refaça o teste de envio de e-mail, descrito no passo 2, somente informando um Destinatário, e deixe que o sistema busque o Remetente do SeniorConfigCenter.exe;
4. Verifique se o e-mail foi enviado ou não. Se for apresentada uma mensagem de crítica, acione o Suporte descrevendo os testes realizados, e a mensagem que está sendo apresentada, para apoio pontual neste cenário;
5. Verifique se o e-mail será enviado ou se será apresentada alguma mensagem;
Atenção
Após o passo 5 se houver necessidade, acione o Suporte ERP para apoio pontual.
Observação
Para maiores informações sobre o processo de Envio de E-mails através dos sistemas que utilizam tecnologia G5 e G6 verifique o artigo Tecnologia - Envio E-mails G5/G6 - Onde é possível encontrar informações diversas sobre processo de Envio de E-mails (índice).