ERP – Cadastro de Clientes – Não foi encontrado o Registro-Mestre para este Registro.E090CID(CodRai) -> E008RAI(CodRai)
Incidente
Ao realizar uma alteração no cadastro de clientes, via tela NF085CAD - Cadastros / Clientes e Fornecedores / Clientes / Cadastro (Cadastro de Clientes), é apresentada a mensagem: E090CID: Erro de acesso ao banco de dados: Não foi encontrado o Registro-Mestre para este Registro. E090CID(CodRai) -> E008RAI(CodRai).
Causa
Essa mensagem ocorre quando, o sistema não está encontrando a cidade informada no cadastro do representante ligado ao cliente.
Solução
Para que a mensagem não ocorra, realize os passos a seguir:
1. Acesse a ferramenta CBDS, ou outra ferramenta que seja possível ter acesso ao banco de dados.
Observação
Caso você seja cliente de solução Cloud da Senior, e não possua acesso a ferramenta, acione a equipe de IT SERVICES para liberar o acesso a ferramenta via Cloud.
2. Execute um comando na tabela E090CID, filtrando pelo Representante vinculado ao cadastro do Cliente que apresentou a mensagem;
SELECT * FROM E090CID WHERE CODREP = {Código do Representante}
Exemplo de retorno:
3. Execute posteriormente, um comando na tabela E008RAI, verificando se o(s) código(s) retornado(s) através do comando informado no passo 2, realmente existem na base na tabela E008RAI;
SELECT * FROM E008RAI WHERE CODRAI = {Código da Cidade p/RAIS}
Exemplo de retorno:
4. Insira através da tela NF008RAI - Cadastros / Localização / Cidades IBGE (Cidades (IBGE)), caso o cadastro não exista na base.