Repasse do Cliente para o Suporte - Gestão Empresarial | ERP - Onde encontrar os relatórios para coleta de informações do processo de Repasse do Cliente para o Suporte
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Dúvida
Onde encontrar os relatórios para coleta de informações do processo de Repasse do Cliente para o Suporte?
Solução
Atenção
- Este artigo é complemento para o processo de Repasse do Cliente para o Suporte para o Gestão Empresarial | ERP. Apesar deste artigo estar liberado na Plataforma de Atendimento do Zendesk, as instruções relacionadas a este artigo são internas para Projetos de Implantação da Senior. O artigo está público para facilitar a busca dos artefatos (Relatórios) utilizados no processo (anexos deste artigo).
Os relatórios disponibilizados a partir desse processo não são relatórios nativos do sistema e não devem ser utilizados para nenhum processo diferente do qual ele se propõe a atender. Desta forma, não haverá Suporte para dúvidas ou problemas relacionados a esses relatórios executados em processos diferentes do que a finalidade dos mesmos, sendo que o Canal para atendimento dessas questões é o mesmo canal do Processo de Repasse para o Suporte (não devem ser gerados tickets na Plataforma de Atendimento Zendesk sobre isso).
1. Relatórios disponibilizados
Em anexo a esse artigo estão disponibilizados alguns relatórios relacionados a coleta de informações que são pré-requisitos para o Processo de Repasse do Cliente para o Suporte. Esses relatórios também podem ser utilizados para preenchimento
Importante
Os relatórios estão em fase Beta. Ou seja, eles foram desenvolvidos, validados e estão disponíveis para utilização. No entanto, caso haja a identificação de algum problema com a execução de algum deles durante a coleta de dados, deve-se entrar em contato com o Suporte através do processo contato descrito no próprio Documento de Repasse para o Suporte, dando todas as informações do problema encontrado.
Abaixo segue a informação dos relatórios e a qual tópico do Documento de Repasse eles se referem:
Relatório | Tópico relativo ao Documento de Repasse do Suporte | Informações adicionais |
DSGE201.GER - Checklist de Implantação - 1 a 6 | Relativo aos tópicos 1 ao 6 | Não há orientações |
DSGE203.GER - Checklist de Implantação - 7 e 8 | Relativo aos tópicos 7 e 8 | Data inicial da Consulta deve ser de no mínimo 90 dias anterior à data atual. Em bases com menor movimentação, pode-se utilizar o período completo (desde a implantação). |
DSGE203.GER - Checklist de Implantação - 9 | Relativo ao tópico 9 | Data inicial da Consulta deve ser de no mínimo 90 dias anterior à data atual. Em bases com menor movimentação, pode-se utilizar o período completo (desde a implantação). |
DSGE204.GER - Checklist de Implantação - 15 | Relativo ao tópico 9 | Não há orientações |
DSGE205.GER - Checklist de Implantação - 16 | Relativo ao tópico 16 | Não há orientações |
DSGE206.GER - Checklist de Implantação - 20 | Relativo ao tópico 20 | Não há orientações |
DSGE207.GER - Checklist de Implantação - 21 | Relativo ao tópico 21 | Data inicial deve ser três dias anteriores a data atual. Data final deve ser a data atual. |
2. Disponibilizando os arquivos no ambiente
Importante
Para Clientes que tenham ambiente Cloud Senior, a solicitação de disponibilização dos arquivos dos relatórios no ambiente Cloud podem ser efetuadas para equipe de IT Services através de um ticket (ou pode-se validar a utilização do automatismo para Download dos arquivos no próprio ambiente, conforme descrito em tópico específico deste artigo). Neste caso, você pode apenas baixar os arquivos e encaminhá-los para IT Services, dando as orientações onde eles devem ser colocados.
Para disponibilizar os arquivos dos relatórios no Ambiente do Gestão Empresarial | ERP você deverá seguir os passos abaixo:
1. Baixe os arquivos anexos a este artigo;
2. Acesse o diretório de Modelos dentro da pasta de instalação e valide que não existe relatórios com os mesmos nomes dos relatórios disponibilizados neste artigo:
2.1. Caso você tenha dúvidas para identificar onde está definida a pasta de Modelo, acesse o SeniorConfigCenter e verifique o cainho definido, conforme imagem de exemplo abaixo:
2.2. Caso você identifique relatórios na pasta de Modelo com os mesmos nomes, poderá renomear os novos relatórios baixados aqui deste artigo para não substituir relatórios que já existem no ambiente do Cliente.
3. Copie para a pasta de Modelos identificada anteriormente os relatórios baixados.
3. Execução dos relatórios e coleta dos arquivos
A execução dos relatórios deve ser realizada para cada um dos relatórios, sendo o resultado salvo em arquivo PDF para cada arquivo gerado.
Esses arquivos devem ser enviados junto ao Documento de Repasse do Cliente para o Suporte.
Atenção
A definição do período de Início e/ou Fim de alguns relatórios que exigem essas informações na tela de Entrada deve ser efetuada conforme descrito no tópico "1. Relatórios disponibilizados"
4. Automatismo para Download e execução dos relatórios (opcional)
Neste tópico estão disponíveis informações com relação a um automatismo para fazer o Download dos arquivos presentes neste artigo e execução dos relatórios, através da execução de uma Regra LSP (disponibilizada juntamente a este artigo).
Observação
Este automatismo poderá ser executado em ambientes Cloud que tenham as devidas liberações, conforme descrito nos pré-requisitos descritos abaixo e facilitará a execução dos relatórios e extração das informações.
4.1. Pré-requisitos para executar o automatismo
Os seguintes pré-requisitos devem ser obedecidos para que seja possível utilizar o automatismo disponibilizado neste artigo:
4.1.1. Requisito 1 - Parâmetro 'Habilitar protocolos TLS 1.2 e 1.3 em aplicativos WIN32(G5)' deve estar ativado
No SeniorConfigCenter, o parâmetro 'Habilitar protocolos TLS 1.2 e 1.3 em aplicativos WIN32(G5)' deve estar ativado (exige a reinicialização do Gestão Empresarial | ERP).
Importante
Caso este parâmetro não esteja habilitado, não haverá conexão com a Plataforma de Atendimento Zendesk para baixar os arquivos presentes neste artigo, uma vez que a Plataforma Zendesk utilizar protocolo de segurança TLS 1.3. Neste caso, a tentativa de execução da Função HTTPDownload gerará um erro de conexão SSL.
4.1.2. Requisito 2 - Acesso ao link deste artigo através do ambiente onde o Gestão Empresarial | ERP está sendo executado
O automatismo faz um acesso ao link deste artigo para baixar os anexos. Neste caso, é necessário que haja a liberação desta acesso para que o Download possa ser executado. Caso não haja acesso, pode ocorrer erros na execução do Download, ou até mesmo o Download de arquivos com 0Kb (arquivos em branco).
4.1.3. Requisito 3 - Permissão de Download de arquivos e escrita no diretório de Modelos da pasta de instalação do Gestão Empresarial | ERP.
O automatismo utiliza a função HTTPDownload para fazer o Download e o salvamento dos arquivos no diretório de Modelos do Gestão Empresarial | ERP.
Caso não hajam essas permissões, o processo não executará com sucesso e erros poderão ocorrer.
4.2. Definição da Regra LSP do automatismo
Para execução do automatismo, você deverá copiar a regra LSP disponibilizada abaixo e criar uma nova regra no Gestão Empresarial | ERP para execução:
Definir Alfa vHTTP;
Definir Alfa DiretorioDSGE201;
Definir Alfa DiretorioDSGE202;
Definir Alfa DiretorioDSGE203;
Definir Alfa DiretorioDSGE204;
Definir Alfa DiretorioDSGE205;
Definir Alfa DiretorioDSGE206;
Definir Alfa DiretorioDSGE207;
Definir Alfa DiretorioModelos;
Definir numero dDatalimite;
Definir numero EDatIni;
Definir numero EDatFim;
RetornaValorCFG("com.senior.sapiens.reports.default_models_dir", DiretorioModelos);
DiretorioDSGE201 = DiretorioModelos + "\\DSGE201.GER";
DiretorioDSGE202 = DiretorioModelos + "\\DSGE202.GER";
DiretorioDSGE203 = DiretorioModelos + "\\DSGE203.GER";
DiretorioDSGE204 = DiretorioModelos + "\\DSGE204.GER";
DiretorioDSGE205 = DiretorioModelos + "\\DSGE205.GER";
DiretorioDSGE206 = DiretorioModelos + "\\DSGE206.GER";
DiretorioDSGE207 = DiretorioModelos + "\\DSGE207.GER";
HttpObjeto(vHTTP);
HttpDownload(vHTTP, "https://suporte.senior.com.br/hc/pt-br/article_attachments/40288557863188", DiretorioDSGE201);
HttpObjeto(vHTTP);
HttpDownload(vHTTP, "https://suporte.senior.com.br/hc/pt-br/article_attachments/40288589622420", DiretorioDSGE202);
HttpObjeto(vHTTP);
HttpDownload(vHTTP, "https://suporte.senior.com.br/hc/pt-br/article_attachments/40288557856660", DiretorioDSGE203);
HttpObjeto(vHTTP);
HttpDownload(vHTTP, "https://suporte.senior.com.br/hc/pt-br/article_attachments/40288589623700", DiretorioDSGE204);
HttpObjeto(vHTTP);
HttpDownload(vHTTP, "https://suporte.senior.com.br/hc/pt-br/article_attachments/40288557858836", DiretorioDSGE205);
HttpObjeto(vHTTP);
HttpDownload(vHTTP, "https://suporte.senior.com.br/hc/pt-br/article_attachments/40288589622804", DiretorioDSGE206);
HttpObjeto(vHTTP);
HttpDownload(vHTTP, "https://suporte.senior.com.br/hc/pt-br/article_attachments/40288589623444", DiretorioDSGE207);
ExecutaRelatorio("DSGE201.GER", "N", "");
dDatalimite = DatSis - 90; @Para pegar 3 meses@
SetaNumeroTelaEntrada ("DataLimite",dDataLimite);
ExecutaRelatorio("DSGE202.GER", "N", "");
dDatalimite = DatSis - 90; @Para pegar 3 meses@
SetaNumeroTelaEntrada ("DataLimite",dDataLimite);
ExecutaRelatorio("DSGE203.GER", "N", "");
ExecutaRelatorio("DSGE204.GER", "N", "");
ExecutaRelatorio("DSGE205.GER", "N", "");
ExecutaRelatorio("DSGE206.GER", "N", "");
EDatIni = DatSis - 3; @Para pegar 3 dias que é o que o WS da tela F000MPE permite@
EDatFim = DatSis;
SetaNumeroTelaEntrada ("EDatIni",EDatIni);
SetaNumeroTelaEntrada ("EDatFim",EDatFim);
ExecutaRelatorio("DSGE207.GER", "N", "");
Importante
A regra possui fixo o período para execução dos relatórios que tem período possível de seleção. Esses períodos são fixados conforme recomendação deste mesmo artigo (tópico 1. Relatórios disponibilizados). No entanto, a regra pode ser editada antes da execução para estender os períodos (recomendável para bases que não tenham muitas movimentações).
4.3. Execução do automatismo
Atenção
O automatismo não validará a existência de relatórios na pasta de Modelos do ambiente do Cliente que tenham o mesmo nome dos relatórios descritos e anexados neste artigo. Desta forma, é imprescindível que você faça essa verificação antecipadamente para evitar que os arquivos de relatórios que o Cliente já possua com esses mesmos nomes não sejam substituídos.
Caso o Cliente possua arquivos com os mesmos nomes, a orientação é o Download e a execução manual dos relatórios, conforme descrito em outros tópicos deste artigo.
Para executar o automatismo, basta executar a regra que foi criada no passo anterior.
Importante
- A regra efetuará o Download dos arquivos a cada execução e em seguida executará os relatórios. Então toda vez que a regra executa, ela substituí os arquivos na pasta de Modelos;
- Cada relatório deverá ser salvo em um arquivo PDF para ser enviado junto com o Documento de Repasse do Cliente para o Suporte;
- Caso ocorra algum problema na execução de algum relatório específico, o automatismo poderá não funcionar para executar todos os relatórios em sequência (a execução da regra será abortada). Neste caso, os relatórios podem ser executados manualmente através do menu Cadastros > Relatórios > Gerais, deixando de fora o relatório que apresentou problemas.