TECNOLOGIA - Processo Agendado - Como funciona o processamento de um Processo Agendado/Processo Automático pelos sistemas de Tecnologia G5/G6
Dúvida
Como funciona o processamento de um Processo Agendado/Processo Automático pelos sistemas de Tecnologia G5/G6?
Solução
Importante
Diferentemente do processamento de WebServices, o processamento de Processos Agendados não passa pelo Servidor Java EE/Servidor Web. O processamento ocorre a partir do fluxo do Gerenciador de Middleware. Então, para dar início a execução de processos agendados não é obrigatório haver Servidor Java EE disponível.
No entanto, caso haja execução de um processo agendado que faça a chamada de algum WebService (seja um processo nativo ou customizado), é obrigatório que haja então o Servidor Java EE disponível, juntamente com o deploy/publicação do WebService desejado.
O processamento de um Processo Agendado em sistemas de Tecnologia G5/G6 funciona conforme descrição abaixo:
1. O Gerenciador de Middleware é responsável por identificar os Processos Agendados que estão ativados e a recorrência que esses processos precisam ser executados;
2. Com base na lista de tarefas/processos agendados, o Gerenciador de Middleware faz o acionamento de uma instância do sistema que atenderá a requisição e repassa para essa instância a requisição a ser processada. Lembrando que Requisições de AçõesSID e Processos Agendados do Gestão Empresarial | ERP são atendidas pelo executável sapienssrv.exe;
Importante
Então, uma instância do Middleware é basicamente um executável do sistema que fica disponível no Servidor do Middleware para processamento das requisições. Geralmente o Middleware é instalado como Serviço, fazendo com que as instâncias não sejam visíveis no Servidor de Middleware como uma aplicação (podem ser localizadas apenas no Gerenciador de Tarefas).
3. Ao dar início ao processamento, é gravado o Log de inicialização do processo (Log de Aviso), nas tabelas de Logs de Processos Agendados (Exemplo: para processos agendados do ERP é a tabela E000LPA).
4. A instância do sistema acionado pelo Gerenciador de Middleware efetua o processamento da requisição, grava o resultado nas tabelas de Logs de Processos Agendados (Exemplo: para processos agendados do ERP é a tabela E000LPA).
5. A instância que foi alocada para execução do processo é liberada.
Importante
O Gerenciador de Middleware citado neste artigo é, na verdade, a composição de dois componentes: o Serviço do Middleware (denominado de Gerenciador de Middleware nas documentações da Tecnologia) e o Gerenciador de Aplicações. Para efeito de simplificação da explicação do fluxo, os dois componentes foram citados como um só neste artigo. No Manual da Tecnologia, procure pelo termo 'Middleware Senior' para maiores informações.
Abaixo segue um fluxo simplificado desse processo em forma de imagem (note que a entrada do processamento não ocorre pelo Servidor Java EE, mas sim diretamente no Gerenciador do Middleware).:
Para mais informações sobre os WebServices do Gestão Empresarial | ERP, consulte o artigo ERP - WebServices - Onde é possível encontrar informações diversas sobre processo de integração via WebServices (índice).