GKO FRETE – Tabela de preço – Cálculo da reentrega é 50% do valor do frete original, mas uma taxa específica deve ser cobrada com o valor integral
Dúvida
Como cadastrar no GKO o elemento de custo para reentrega, aplicando 50% do valor do frete original que é a entrega, enquanto a taxa TDE deve ser cobrada pelo valor integral, ou seja 100%?
Solução
1. Acesse o menu: Exibir / Apoio / Transportadora / Tabela de preço;
2. Busque pela tabela desejada;
3. Clique em executar:
4. Em elemento de custo geral clicar em novo:
5. Cadastrar um novo elemento de custo TDE, informando o evento como REENTREGA e mudando a descrição do elemento de custo, por exemplo TDE REENTREGA. No exemplo mudei a descrição para TDE2. O intuito do novo cadastro de TDE é para o mesmo calcular na cobrança de reentrega com valor original, 100%:
6. No elemento de custo REENTREGA, mudar a unid. Base de cálculo para Vr total dos grupos de custos;
7. Na lista dos grupos de custo, devem ser marcados os elementos de custo relacionados à cobrança do frete original (o da entrega) que podem ser vistos na planilha de cálculo, no item 8, por exemplo, frete peso, frete valor, gris, taxa de CTE, pedágio e etc. Mais o elemento de custo TDE não pode ser marcado.
8. Como o processo se refere à reentrega, a planilha de cálculo apresentará os elementos de custo associados ao frete da viagem de entrega. No entanto, é importante destacar que o valor calculado corresponde à reentrega e que, devido à criação de um novo cadastro de TDE, o cálculo é realizado com base em 100%. Em outras palavras, embora a reentrega seja calculada em 50% sobre o frete de entrega, o valor do TDE deve ser considerado integral, ou seja, 100%, não sendo possível cobrar apenas 50%.