ERP MEGA - Como configurar os parâmetros para o Gerenciamento NFS-e
Dúvida
Como configurar os parâmetros para o Gerenciamento NFS-e?
Solução
Para configurar os parâmetros para o Gerenciamento NFS-e, realize os passos a seguir:
1. Configuração cadastro da Filial
1.1 Acesse Global / Cadastros / Agentes;
1.2 Selecione a filial desejada e clique em editar;
1.3 Informe uma Inscrição Municipal.
Observação: Caso a filial não possua inscrição Municipal, deverá ser informado como ISENTO, visto que esta é uma informação obrigatória.
2. Configuração de Perfil de usuário
2.1 Acesse Configurações / Perfil de usuário;
2.2 Selecione o perfil desejado e clique na aba Módulos;
2.3 Verifique se aparece o módulo Gerenciador NF-e / NFS-e, caso apareça, não será necessário realizar nenhuma alteração. Em caso contrário, clique em Inserir e selecione o módulo Gerenciador NF-e / NFS-e.
3. Configurações gerais
3.1 Acesse a tela de parâmetros da NFS-e:
- Na versão Planier, acesse o módulo Fiscal / Configurações / Parâmetros / NFS-e;
- Na versão Alexandria, acesse o módulo Fiscal / Configurações Globais / NFS-e Parâmetros;
3.2 Selecione a filial desejada e clique em Editar;
3.3 Marque o parâmetro "Gera nota fiscal de serviço eletrônica";
3.4 Selecione o ambiente de Produção ou Homologação;
Observação: Para baixar as NFS-e reais no Gerenciador, é necessário selecionar o ambiente Produção. Importante! No campo Diretório de Schema, não alterar para o padrão Migrate, pois isso irá impactar na emissão de NFSe do cliente que já estiver funcionando no padrão selecionado.
3.5 Defina o número de tentativas de comunicação caso ocorra algum erro no processo;
3.6 Defina o intervalo de comunicação;
3.7 Vincule o Certificado Digital da sua empresa;
Importante! O certificado digital utilizado deve ser do mesmo CNPJ da filial selecionada.
4. Configuração para prefeituras que não possuem webservice
4.1 Clique na aba Configuração de E-mail ou, se estiver na versão 4.81.08.3 e 4.82.01.2 ou superior, clique na aba Recebimento NFS-e;
4.2 Insira os dados dos e-mails utilizados junto à prefeituras que não possuem webservice, para que consigamos também baixar as notas dessas prefeituras no Mega.
Importante! O e-mail configurado deverá ser o particular do cliente, pelo qual recebe os arquivos xml de seus fornecedores. Após a leitura dos documentos o Migrate deleta automaticamente a caixa de entrada deste e-mail. Caso queira salvar o histórico, deverá criar um e-mail secundário para receber em cópia.
5. Envie os dados da empresa para confirmar a integração
5.1 Retorne para a aba Geral, clique em "Enviar dados da empresa";
5.2 Selecione o arquivo do seu Certificado Digital e digite a senha;
Observação: após o envio de dados, será apresentada uma mensagem de retorno confirmando o cadastro da empresa e alertando sobre possíveis erros no envio dos dados.
Importante! Após o envio dos dados da empresa, o campo Último Download é preenchido na aba Recebimento NFS-e e essa data será considerada como "data de corte" para o primeiro download de notas fiscais.
5.3 Clique em Confirmar para finalizar a configuração dos parâmetros.
Após configurar os parâmetros para o Gerenciamento NFS-e, você pode automatizar o download das notas fiscais de serviço ou baixar manualmente as notas no gerenciador:
Gerenciamento NFS-e - Como automatizar o download das notas fiscais de serviço
Gerenciamento NFS-e - Como baixar manualmente as notas fiscais de serviço no gerenciador