ERP MEGA - Apuração de Impostos - Apuração cancelada. O Período anterior não tem apuração registrada
Incidente
No módulo Tributação Fiscal, ao tentar apurar um período de um imposto é apresentada a mensagem: Apuração cancelada. O Período anterior não tem apuração registrada.
Causa
Esta mensagem é apresentada, pois existem duas vigências configuradas para o imposto com períodos em comum cadastrados para ambas, o que ocasiona conflito entre as vigências.
Ex: PIS - Vigência 01/01/2016
Períodos: 01/01/2016 até 31/01/2016, 01/02/2016 até 29/02/2016 e 01/03/2016 até 31/03/2016;
PIS - Vigência 01/02/2016
Períodos: 01/02/2016 até 29/02/2016 e 01/03/2016 até 31/03/2016.
Solução
Para que a mensagem não seja apresentada ao tentar apurar um período de um imposto, realize os passos a seguir:
1. Acesse o módulo Tributação Fiscal, clique no botão Impostos / Configuração;
2. Selecione a vigência que possui os períodos indevidos, clique no botão Editar;
3. Na aba Períodos, selecione os períodos indevidos e clique no botão Apagar;
4. Clique no botão Ok para salvar.
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema.