ERP MEGA - Emitir nota fiscal - Ao lançar nota fiscal de saída não retém PIS/COFINS/CSLL
Incidente
No módulo Faturamento, ao emitir uma nota fiscal de venda ou prestação de serviços, não é retido os impostos de PIS/COFINS/CSLL.
Causa
Este incidente ocorre, pois faltam configurações no cadastro do Tipo de Documento utilizado na nota ou a base de cálculo do imposto é inferior ao mínimo necessário para ocorrer a retenção.
Solução
Para que a retenção seja realizada corretamente ao emitir a nota fiscal, realize os passos a seguir:
1. No Menu, clique em Todos os módulos / Fiscal / Faturamento / Cadastros / Tipo de documento;
2. Em Tipo de documento, selecione o tipo de documento utilizado na nota fiscal e clique em Editar;
3. Na aba Geral, no campo Tipo de retenção de PIS/COFINS/CSLL (Financeiro), selecione o parâmetro 'Retém' ou o parâmetro 'Retém acima de determinado valor Base';
Observação: A opção 'Retém', calcula os impostos, independente dos valores dos Itens/Serviço. A opção 'Retém acima de determinado valor Base' calcula impostos dos itens/serviços que tenha valor acima do valor base definido para retenção. Pela legislação atual, a retenção deverá ocorrer somente se o valor for igual ou superior a R$ 10,00. Portanto, verifique se o valor da base de cálculo não é inferior ao definido para retenção, pois mesmo que o parâmetro do cadastro do Tipo de documento esteja marcado, se o valor for menor, a retenção não ocorrerá.
4. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema.