ERP MEGA - Faturar Pedidos - Número de documento já cadastrado em uma filial de outra consolidadora com a mesma série
Incidente
No módulo Vendas, ao tentar faturar um pedido de venda, é apresentada a mensagem: Número de documento já cadastrado em uma filial de outra consolidadora com a mesma série. Para que seja possível usar o mesmo número de documento, deve ser utilizada uma série de documento para cada filial de cada consolidadora. Isso pode ser feito na tela de parâmetros financeiros, no campo Série Fatura a Receber.
Causa
Esta mensagem é apresentada, pois a série utilizada para a emissão do documento já encontra-se parametrizada em outra filial e não é permitido que exista mais de um documento com mesmo número e série, mesmo que em filiais diferentes.
Solução
Para faturar o pedido de venda sem que a mensagem seja apresentada, realize os passos a seguir:
1. No menu clique em Todos os Módulos / Configurações Globais / Financeiro / Parâmetros;
2. Selecione a filial e clique em Editar;
3. Na aba Séries Fatura Receber, clique em Inserir e preencha os campos correspondentes a nova série;
Observação: A descrição pode ser utilizada com o nome da filial, de forma que cada filial tenha a sua série.
4. Clique em Confirmar para gravar;
5. Clique na aba Geral e no campo Fatura a receber, vincule a nova série criada;
6. Clique em Confirmar para salvar.
Atenção! É o vínculo realizado na aba Geral dos parâmetros do Financeiro que irá definir a série válida para a filial em questão, pois na aba Séries Fatura Receber apenas é realizado o cadastro da mesma.