ERP MEGA - Custo Contábil — Como configurar e realizar a Contabilização
Dúvida
Como configurar e realizar a Contabilização no módulo Custo Contábil?
Solução
Para realizar o processo de Contabilização do Custo Contábil, siga os passos a seguir:
1. Ajuste os parâmetros do Custo Contábil
4. Configure os tipos de gasto da sua regra contábil
5. Configure os tipos de movimento da sua regra contábil
6. Visualize os dados que poderão ser integrados
1. Ajuste os parâmetros do Custo Contábil
Para que a Contabilização possa ser realizada corretamente, é necessário definir três parâmetros dentro dos Parâmetros do Custo Contábil.
1.1 Acesse Configurações / Parâmetros / Custo Contábil;
1.2 Selecione a organização e clique em Editar;
1.3 Clique na aba Contabilização e preencha os três campos abaixo:
- Ação: contempla o código de ação que será usado para realizar a integração contábil;
- Lote: contempla o lote contábil que será usado no lançamento da integração contábil;
- Centro de Custo: corresponde ao centro de custo padrão (se não definido) para que realizar a integração contábil.
2. Defina os tipos de gasto
O cadastro de Tipo de Gasto define quais rubricas de valores existentes no Custo Contábil serão levadas em consideração no processo de Contabilização.
2.1 Acesse o módulo Custo Contábil / Contabilização / Tipo de Gasto;
2.2 Nesta tela, o Mega trabalha com 10 tipos de rubricas:
2.3 Ao selecionar um Tipo de Gasto e clicar em Editar, você poderá Ativar/Inativar a rubrica. Também é possível alterar o texto padrão desse conteúdo — caso queira utilizar nome de domínio próprio.
Importante!Como as rubricas são padronizadas no sistema, não será possível Incluir ou Excluir rubricas desse cadastro.
3. Crie suas regras contábeis
Uma vez informadas as rubricas, faremos a configuração das regras contábeis. O objetivo é agrupar informações que possuam as mesmas características contábeis dentro de um mesmo contexto.
3.1 Acesse o módulo Custo Contábil / Contabilização / Regra Contábil;
3.2 Clique em Inserir e preencha a descrição da nova regra contábil:
Dica! Você pode definir quantas regras contábeis quiser, cada uma com seu vínculo de Plano de Contas e Tipo de Movimento (passos 4 e 5 que trataremos a seguir). Desta forma, é possível melhorar e flexibilizar o conteúdo das informações que serão levadas para a Contabilidade.
4. Configure os tipos de gasto da sua regra contábil
A primeira informação a ser carregada na Regra Contábil são os Tipos de Gasto.
4.1 Acesse a aba Tipo de Gasto e em seguida clique Inserir;
O Mega pedirá as seguintes informações:
- Tipo de Gasto: tipo de gasto (rubrica) cujo valor fará parte da contabilização da regra contábil;
- Débito: informe qual o Tipo de Conta de Débito padrão para esse tipo de gasto;
- Crédito: informe qual o Tipo de Conta de Crédito padrão para esse tipo de gasto;
- Plano de Contas de Débito: se esse tipo de gasto utilizar uma conta fixa, indique qual é o Plano de Contas de Débito fixo desse tipo de gasto;
- Plano de Contas de Crédito: se esse tipo de gasto utilizar uma conta fixa, indique qual é o Plano de Contas de Crédito fixo desse tipo de gasto.
Importante! É necessário que as informações inclusas nesse processo estejam corretas para gerar a Contabilização. É através dos Tipos de Conta de Débito e Crédito que o Mega irá encontrar os Grupos de Estoque para montar a linha a ser integrada. A regra que o sistema segue é:
- Ao informar o Tipo de Conta ENT, o Mega buscará o Plano de Contas (Cadastro de Grupos de Estoque / Aba Contábil / Sub-Aba Contábil / Tipo Conta) que possuem esse Tipo de Conta vinculado. O plano de Contas encontrado será utilizado na Contabilização.
- Se for informada uma Conta Fixa, vale o Plano de Contas informado nesta etapa.
5. Configure os tipos de movimento da sua regra contábil
A segunda informação a ser carregada na Regra Contábil são os Tipos de Movimento que farão parte dessa regra.
5.1 Acesse a aba Tipo de Movimento e em seguida clique Inserir;
Os Tipos de Movimento que forem configurados para a Regra Contábil serão sumarizados e, as suas rubricas que possuírem valor, serão levadas para o movimento da contabilidade. Esta é a configuração básica. Com as informações definidas, todos os tipos de movimento que tiverem regras contábeis vinculadas serão levados para a tela de Contabilização.
Observação: desses tipos de movimentos, o valor a ser contabilizado levará em conta as rubricas que foram selecionadas para cada regra contábil. A Contabilização agrupará os movimentos por Identificador de Grupo de Estoque e por Tipo de Movimento. Se vários movimentos correspondem a itens do mesmo identificador de Grupo de Estoque, todo o valor que foi apurado pelo custo contábil será agrupado em um mesmo registro para contabilização.
6. Visualize os dados que poderão ser integrados
6.1 Acesse o módulo Custo Contábil / Contabilização / Contabilização;
6.2 Filtre o período desejado;
Observação: por padrão, o Mega irá sugerir o período que está sendo apurado no fechamento do custo contábil, mas é possível visualizar integrações contábeis que foram realizadas em períodos anteriores.
6.3 Ao clicar em Filtrar, o Mega calcula automaticamente — de acordo com as regras contábeis definidas anteriormente nos passos 2, 3, 4 e 5 — quais os valores deverão ser levados para a Contabilidade.Os campos disponíveis nesse resultado são os seguintes:
- Flag: indica se o registro irá ser integração ou não;
- Sequência: número sequencial interno para geração da contabilização;
- Documento: campo que o Mega calcula com base no Identificador do Grupo de Estoque mais o Tipo de Movimento do Custo correspondente (Grupo=01-TMC=917).
- Data do fechamento: a data do fechamento do custo contábil será a data base para efetuar o lançamento contábil;
- Status: indica se o registro está ou não integrado com a contabilidade;
-
Dados do Plano de Contas de Débito: aqui estarão presentes as informações do Plano de Contas de Débito do registro que pode ter sido carregado ou pela Utilização de Conta Fixa ou pelo Plano de Contas do Grupo de Estoque:
- Reduzido: código reduzido do plano de contas de débito;
- Extenso: código extenso do plano de contas de débito;
- Descrição: descrição do plano de contas de débito;
-
Dados do Plano de Contas de Crédito: aqui estarão presentes as informações do Plano de Contas de Crédito do registro que pode ter sido carregado ou pela Utilização de Conta Fixa ou pelo Plano de Contas do Grupo de Estoque:
- Reduzido: código reduzido do plano de contas de crédito;
- Extenso: código extenso do plano de contas de crédito;
- Descrição: descrição do plano de contas de crédito;
-
Dados do Centro de Custo de Débito: aqui estarão presentes as informações do Centro de Custo de Débito necessário para gerar a integração contábil:
- Reduzido: código reduzido do centro de custo de débito;
- Extenso: código extenso do centro de custo de débito;
- Descrição: descrição do centro de custo de débito;
-
Dados do Centro de Custo de Crédito: aqui estarão presentes as informações do Centro de Custo de Crédito necessário para gerar a integração contábil:
- Reduzido: código reduzido do centro de custo de crédito;
- Extenso: código extenso do centro de custo de crédito;
- Descrição: descrição do centro de custo de crédito;
- Valor contabilizado: esse campo representa o valor sumarizado que foi apurado para o conjunto “Grupo de Estoque + Tipo de Movimento” de acordo com a regra contábil. É esse valor que será enviado para a Contabilidade;
- Descrição: descrição um pouco mais completa do movimento a ser integrado. Mostra qual é o tipo de movimento de custo que está sendo integrado e a sua descrição. Ex: Vlr. Ref. TMC 4 – ED – Saldo Inicial de Estoque;
- Nome do usuário de integração: aqui ficará registrado o nome do usuário que executou a integração contábil, caso ela já tenha ocorrido;
- Data da integração: aqui ficará registrado a data e a hora da integração contábil, caso ela já tenha ocorrido.
Importante! Todo registro que foi apurado na Contabilização pode ser alterado ou excluído antes de ser enviado para a Contabilidade.Para isso, ao clicar nos botões Editar, uma tela será aberta para editar os registros: Planos de Contas de Débito e Crédito, Centros de Custo de Débito e Crédito, Valor e Descrição. Porém, um registro já integrado com a Contabilidade não pode ser alterado.
Também é possível inserir manualmente um registro nesse processo e fazer a integração contábil diretamente pela tela.
7. Faça a integração
Agora, é hora de integrar o Custo Contábil com a Contabilidade.
7.1 Selecione os registros que deseja integrar;
7.2 Clique no botão Integrar.
Importante! Todo lançamento contábil do Mega passa pela agenda da Contabilidade antes de ser efetivado. Uma vez a agenda ativa e o lançamento executado, será possível consultar o mesmo na tela de Lançamentos da Contabilidade.
Saiba mais sobre a novidade:
Contabilização do Custo Contábil integrada à Contabilidade;
Novo Tipo de Gasto para a contabilização.