ERP MEGA - Geração de Taxas - Como configurar a geração de taxas automática
Dúvida
Como configurar a geração de taxas automática, no módulo Custo Contábil?
Solução
Para configurar a geração de taxas automática, realize os passos a seguir:
1. Configure os tipos de gastos para os planos de contas:
1.1. No Menu, clique em Indústria / Custo contábil / Configurações / Parâmetros do Custo contábil;
1.2. Selecione a filial em questão e clique em Editar;
1.3. Na aba Taxas, preencha os campos Tipo de taxa e Plano de contas de acordo com o que você quer enxergar na suas despesas;
1.4 Clique em Confirmar para salvar a alteração;
Observação: O Plano de contas sintético selecionado, será a base para carregar os dados da tela de Plano de contas x tipo de gasto. Caso não exista um plano de contas vinculado nos parâmetros, ao tentar acessar a tela uma mensagem será exibida: "Não foi definido plano de contas nos parâmetros do custo contábil".
1.5. No Menu, clique em Indústria / Custo contábil / Geração de Taxas / Plano de contas x tipo de gasto;
1.6. Selecione o plano de contas analítico desejado e clique em Editar;
1.7. Configure o tipo de gasto;
1.8. Clique em Confirmar para salvar a alteração.
Observação: Repita essa configuração até ter preenchido todos os planos desejados.
2. Configure os centros de custos como diretos e indiretos:
2.1. No Menu, clique em Indústria / Custo contábil / Geração de Taxas / Definição do centro de custo;
2.2. Selecione o centro de custo analítico desejado e clique em Editar;
2.3. No campo Uso na produção, configure se ele é direto ou indireto;
2.4. Clique em Confirmar para salvar a alteração.
Observação: Repita esse processo até ter preenchido todos os centros de custo analíticos.
3. Configure as porcentagens dos centros de custos indiretos:
3.1. No Menu, clique em Indústria / Custo contábil / Geração de Taxas / Centro de custo direto x indireto;
3.2. Selecione o centro de custo direto e seu indireto e digite =a porcentagem de rateio no centro de custo definido como indireto;
3.3. Clique em Confirmar para salvar a alteração.
Observação: Repita esse processo até ter preenchido a porcentagem de rateio em todos os centros de custo definido como indireto.
4. Amarre seus centros de custos aos tipos de taxas:
4.1. No Menu, clique em Indústria / Custo contábil / Geração de Taxas / Tipo de taxa x centro de custo direto;
4.2. Selecione o Centro de trabalho, Setor ou Taxa única e configure qual o seu Centro de custo;
4.3. Clique em Confirmar para salvar a alteração.
Observação: Repita o processo para todos os centros de trabalho ou setores.
5. Gere suas despesas:
5.1. No Menu, clique em Indústria / Custo contábil / Geração de Taxas / Geração de despesas;
5.2. Faça o filtro escolhendo o período desejado;
Observação: É necessário que o período escolhido esteja em aberto para que seja possível gerar suas despesas.
5.3. Confira os dados da tela;
5.4. Clique em Gerar.
6. Gere suas taxas por período:
6.1. No Menu, clique em Indústria / Custo contábil / Geração de Taxas / Cálculo de taxa por período;
6.2. Faça o filtro por período;
6.3. Confira as taxas apresentadas;
6.4. Clique em Gerar taxas.