ERP MEGA - Contratos com Fornecedores - Como criar um contrato de elevador evitando problemas com saldo
Dúvida
No módulo Contratos de Empreiteiros, qual a forma sugerida para criação de contratos de elevador a fim de evitar problemas com saldos?
Solução
Na maioria dos casos, ao fechar um contrato de elevador, é definido que até a implantação do elevador serão cobradas - através de boletos - parcelas referente ao material de confecção do elevador e, ao final, será enviada a nota fiscal discriminando o material, o serviço e suas devidas retenções.
Ao incluir esse contrato no Mega é necessário se atentar à algumas regras a fim de evitar problemas com os saldos dos contratos.
Segue abaixo as melhores práticas para a inclusão de contratos pai e filho no Mega, atendendo à situação descrita acima:
Contrato Pai
O contrato pai deve conter um item de serviço e um item de material. O item de material irá receber os descontos do contrato filho e o item de serviço terá o desconto das retenções.
Este contrato poderá ser cadastrado mediante uma das formas, conforme a seguir:
- Utilizar o mesmo item duplicado no contrato, complementando a descrição, para diferenciar o que é material e o que é serviço, e parametrizar o percentual de material nos dados adicionais do contrato. Lembrando que é necessário que esse insumo contenha classe de material e serviço cadastrada no catálogo de insumos.
- Ter no catálogo de insumos um item de serviço para a instalação e outro item como material para o elevador.
Contrato Filho
O contrato filho tem a finalidade de controlar as parcelas e o recebimento dos boletos. Recomendamos que seja utilizado o mesmo item cadastrado no contrato pai e este seja repetido conforme a quantidade de parcelas, utilizando o complemento na descrição para referenciar a qual parcela corresponde. Como exemplo: Se a aquisição for parcelada em 10x, deverá cadastrar no contrato filho 9 parcelas e a última deverá ser recebida junto com a nota fiscal no contrato pai. Vale lembrar que os itens de serviços não devem ser incluídos no contrato filho, já que a nota fiscal com as devidas retenções serão recebidas pelo contrato pai.